O café pode ajudar a proteger o fígado contra o acúmulo de gordura, cicatrizes e câncer

Um importante estudo de longo prazo associou o consumo de café a menores riscos de cirrose, câncer de fígado e morte por doença hepática. 

Por Cedars-Sinai Medical Center com informações de Science Daily.

Um estudo abrangente sugere que algumas xícaras de café por dia podem ajudar a proteger o fígado contra cicatrizes, câncer e morte relacionada a doenças.
Um estudo abrangente sugere que algumas xícaras de café por dia podem ajudar a proteger o fígado contra cicatrizes, câncer e morte relacionada a doenças. Crédito: Shutterstock

Uma das maiores investigações já realizadas sobre café e saúde do fígado descobriu que pessoas que consomem mais café tendem a apresentar menor risco de cirrose, câncer de fígado e morte relacionada a doenças hepáticas.

O estudo da Cedars-Sinai Health Sciences University, publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology, também revelou padrões biológicos que podem ajudar a explicar por que o consumo de café tem sido repetidamente associado a fígados mais saudáveis.

“Estudos anteriores sugeriram que o café poderia beneficiar o fígado, mas a maioria era menor ou analisava apenas uma parte do problema”, disse o hepatologista Hyunseok Kim, MD, MPH, PhD, professor assistente de Medicina no Cedars-Sinai e autor correspondente do estudo. “Acompanhamos centenas de milhares de pessoas por mais de uma década e analisamos seus resultados de saúde juntamente com exames de ressonância magnética do fígado e análises de proteínas sanguíneas. Juntos, esses achados ajudam a explicar os mecanismos biológicos por trás da associação do café com uma melhor saúde do fígado.”

Estudo acompanhou quase 355.000 adultos.

Pesquisadores examinaram dados de 354.957 participantes do UK Biobank que não tinham histórico de cirrose ou câncer de fígado no início do estudo. Usando registros médicos interligados, a equipe rastreou novos casos de cirrose, câncer de fígado e morte relacionada ao fígado durante um período médio de 13 anos.

Os resultados mostraram que os consumidores de café geralmente apresentaram melhores resultados relacionados ao fígado do que as pessoas que não consumiam café.

Os participantes que consumiam cinco ou mais xícaras de café por dia apresentaram um risco 32% menor de cirrose, um risco 47% menor de câncer de fígado e um risco 42% menor de morte por doença hepática em comparação com os não consumidores de café.

Café associado a menos danos no fígado

Os pesquisadores também examinaram ressonâncias magnéticas do fígado e medições de proteínas no sangue para procurar sinais físicos e moleculares da saúde hepática.

Pessoas que consumiam mais café apresentaram níveis mais baixos de gordura no fígado, excesso de ferro no fígado, fibrose e inflamação hepática em exames de ressonância magnética. Suas amostras de sangue também continham níveis mais elevados de proteínas associadas à função hepática saudável e níveis mais baixos de proteínas relacionadas à inflamação e à formação de cicatrizes nos tecidos.

Em conjunto, essas descobertas fornecem suporte biológico para a relação há muito observada entre o consumo de café e um menor risco de doença hepática.

Embora o risco geralmente diminuísse com o aumento do consumo de café, os pesquisadores encontraram indícios de benefícios mesmo entre pessoas que bebiam apenas uma ou duas xícaras por dia. As associações mais fortes apareceram em torno de três a quatro xícaras diárias.

Os pesquisadores enfatizaram que, embora o grupo que consumia mais café (cinco ou mais xícaras por dia) também tenha apresentado benefícios, eles não estão aconselhando as pessoas a aumentarem o consumo especificamente para essa quantidade.

O café descafeinado apresentou associações semelhantes.

Tanto o café com cafeína quanto o descafeinado foram associados a melhores resultados na saúde do fígado. Isso sugere que a cafeína provavelmente não é a única substância responsável por essa associação.

O café contém inúmeros compostos naturais, alguns dos quais podem influenciar a inflamação, a fibrose hepática e outros processos biológicos envolvidos em doenças do fígado.

No entanto, o estudo foi observacional. Ele identificou associações, mas não pode estabelecer que o café previne diretamente a cirrose, o câncer de fígado ou a morte relacionada ao fígado.

Os pesquisadores também enfatizaram que o consumo de café deve complementar, e não substituir, as abordagens já consolidadas para a proteção da saúde do fígado.

“Nossos resultados apoiam o consumo moderado de café para pessoas que já apreciam e toleram bem a bebida”, disse o autor sênior do estudo, Dr. Ju Dong Yang, diretor médico do Programa de Câncer de Fígado do Cedars-Sinai.

“No entanto, não recomendamos que alguém comece a beber café apenas para proteger o fígado com base somente neste estudo. A prevenção deve continuar a se concentrar na manutenção de um peso saudável, na limitação do consumo de álcool, na prática regular de exercícios físicos e no controle do açúcar no sangue, da pressão arterial e do colesterol.”

Café não é para todos

A cafeína pode não ser adequada para algumas pessoas. Indivíduos com pressão alta não controlada, certos distúrbios do ritmo cardíaco, ansiedade grave, insônia ou outras condições que exijam restrição de cafeína devem consultar um profissional de saúde antes de aumentar o consumo de café.

Pesquisas futuras se concentrarão em identificar quais substâncias presentes no café podem ser responsáveis ​​pelas associações relacionadas ao fígado observadas no estudo.

“O próximo passo em nossa pesquisa é identificar os compostos específicos do café responsáveis ​​por essas associações hepatoprotetoras”, disse a autora do estudo, Dra. Shelly Lu, titular da Cátedra Women’s Guild em Gastroenterologia e diretora da Divisão Karsh de Gastroenterologia e Hepatologia do Cedars-Sinai. “Nossos resultados apontam para vias biológicas que envolvem inflamação e fibrose e destacam alvos moleculares que pesquisas futuras podem explorar para melhor compreender como o café pode influenciar a saúde do fígado e quem mais se beneficiará com ele.”

Autores adicionais do Cedars-Sinai incluem Yufeng Wang, Abdelrahman M. Attia, Minsun Kwak, Seungwon Burm, Derin Celtik, Daniel Legaspi, Osama Khattab, Naomy Kim, Beza M. Mengistu, Kelsey N. Larios, Walid Ayoub, Alexandar Kuo, Paul Martin, Aarshi Vipani, Yun Wang, Debiao Li e Stephen Pandol.

Outros autores incluem Mohammad Saeid Rezaee-Zavareh, David Sooik Kim e Suthat Liangpunsakul.

Conflitos de interesse: Ju Dong Yang declara os seguintes conflitos de interesse: prestação de serviços de consultoria para AstraZeneca, Eisai, Exact Sciences e Fujifilm Medical Sciences.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pelo Cedars-Sinai Medical Center . Texto original de Kristin Reynolds. Observação: o conteúdo pode ter sido editado para adequação ao estilo e tamanho.

Referência do periódico :
Hyun-Seok Kim, Mohammad Saeid Rezaee-Zavareh, Yufeng Wang, Abdelrahman M. Attia, Minsun Kwak, Seungwon Burm, Derin Celtik, Daniel Legaspi, Osama Khattab, Naomy Kim, Beza M. Mengistu, Kelsey N. Larios, David Sooik Kim, Walid Ayoub, Alexandar Kuo, Paul Martin, Aarshi Vipani, Yun Wang, Suthat Liangpunsakul, Debiao Li, Shelly C. Lu, Stephen Pandol, Ju Dong Yang. Coffee Consumption and Improved Liver Outcomes: Clinical, Imaging, and Proteomic Evidence From the UK BiobankClinical Gastroenterology and Hepatology, 2026; DOI: 10.1016/j.cgh.2026.04.035


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.