Uma ligação genética entre sinestesia e autismo acaba de ser revelada

Uma nova análise de milhares de pares de gêmeos sugere que a sinestesia compartilha raízes genéticas com o autismo.

Com informações de Science Alert.

mulher com fone de ouvido com maquiagem e cabelos vermelhos fluorescentes com fundo escuro
(Vladimir Vladimirov/E+/Getty Images)

Em particular, a sinestesia parece estar ligada ao que é conhecido como traços de autismo não-sociais, ou comportamentos e interesses repetitivos e restritos ( RRBIs ) – que também têm sido ligados a diferenças de percepção em comparação com indivíduos não-autistas.

“Nosso estudo sugere que a ligação entre sinestesia e autismo pode residir em causas genéticas compartilhadas, relacionadas a características autistas não sociais, como alterações na percepção”, escreve uma equipe liderada pelo epidemiologista psiquiátrico Mark Taylor, do Instituto Karolinska, na Suécia.

“Estudos futuros baseados nessas descobertas podem tentar identificar grupos específicos de genes que influenciam tanto o autismo, a sinestesia e a percepção”.

A sinestesia é um fenômeno pelo qual estímulos sensoriais desencadeiam um efeito sensorial adicional, como sabores fantasmas que aparecem ao ouvir uma palavra específica. Autismo, por outro lado, é o nome dado a um conjunto de características e comportamentos que afetam a interação social, o comportamento e os sentidos.

Pesquisas anteriores descobriram que há muitos cruzamentos entre pessoas com autismo e pessoas com sinestesia. Aqueles com autismo são mais propensos a ter experiências sinestésicas; e pessoas com sinestesia têm maior probabilidade de apresentar traços autistas.

Isto levou os cientistas a supor que poderia haver uma ligação entre eles; mas, como não sabemos o que causa o autismo ou a sinestesia, não está claro qual poderia ser essa ligação .

No entanto, a sinestesia parece ocorrer nas famílias; e não apenas sinestesia, mas tipos específicos de sinestesia. Por exemploa sinestesia grafema-cor – associação de letras ou números com cores – pode ser encontrada com mais frequência em ambos os membros de um par de gêmeos idênticos do que em gêmeos não idênticos, sugerindo um componente genético.

Taylor e os seus colegas queriam investigar esta ligação potencial numa tentativa de determinar as contribuições genéticas e ambientais para a sinestesia, e como isso afeta a sua covariância com o autismo.

Uma das melhores ferramentas disponíveis para este tipo de análise é um estudo com gêmeos. Como os gêmeos idênticos são geneticamente tão semelhantes quanto dois indivíduos podem ser, estudá-los pode ajudar a revelar contribuições genéticas para características específicas.

Os pesquisadores examinaram 2.131 pares de gêmeos – 4.262 indivíduos no total – com 18 anos de idade que estão participando do Estudo Sueco de Gêmeos sobre Crianças e Adolescentes, na Suécia. Esses indivíduos têm a tarefa de preencher pesquisas abrangentes ao longo do tempo, incluindo uma avaliação de traços autistas e triagem de sinestesia, para oito tipos de sinestesia.

Esses gêmeos consistiam em 658 pares de gêmeos idênticos (413 mulheres, 245 homens), 765 pares de gêmeos não idênticos do mesmo sexo (490 mulheres, 275 homens) e 708 pares de gêmeos não idênticos do sexo oposto. Os pesquisadores descobriram que gêmeos idênticos eram mais propensos a relatar experiências sinestésicas semelhantes do que gêmeos não-idênticos, sugerindo que os genes desempenham um papel na sinestesia e na forma como ela se apresenta.

No entanto, os fatores ambientais também desempenharam um papel bastante significativo, especialmente para a sinestesia grafema-cor, que por vezes era experimentada apenas por um gêmeo de um par.

Os pesquisadores também descobriram que a sinestesia estava fortemente ligada aos traços autistas do RRBI, como um alto nível de foco em interesses ou rotinas específicas e movimentos físicos repetitivos. Esta associação, descobriram os investigadores, parecia ter uma ligação genética muito mais forte do que a encontrada entre características sinestésicas.

“Descobrimos que as diferenças individuais na sinestesia auto-relatada são hereditárias e estão associadas a traços autistas… embora esta associação pareça estar sob forte influência genética. Também encontramos evidências de que fatores ambientais não compartilhados pelos gêmeos influenciam as diferenças individuais na sinestesia e até certo ponto, também a sua associação com traços autistas”, escrevem os pesquisadores.

“Esperamos que nossas descobertas inspirem pesquisas futuras sobre os fatores ambientais que influenciam a sinestesia, os mecanismos genéticos compartilhados do autismo e da sinestesia, e as características comportamentais específicas compartilhadas entre os dois fenômenos”.

A pesquisa foi publicada em Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.