DNA de peste de 4.000 anos encontrado na Grã-Bretanha

Pesquisadores identificaram três casos britânicos de 4.000 anos de Yersinia pestis, a bactéria que causa a praga – a evidência mais antiga da praga na Grã-Bretanha até hoje.

Por Instituto Francis Crick com informações de Science Daily.

Yersinia pestisWikipedia

Pesquisadores do Instituto Francis Crick identificaram três casos britânicos de 4.000 anos de Yersinia pestis, a bactéria que causa a praga – a evidência mais antiga da praga na Grã-Bretanha até o momento, relatada em um artigo publicado hoje na Nature Communications .

Trabalhando com a Universidade de Oxford, o Levens Local History Group e o Wells and Mendip Museum, a equipe identificou dois casos de Yersinia pestis em restos humanos encontrados em um enterro em massa em Charterhouse Warren, em Somerset, e um em um monumento circular em Levens, em Cúmbria.

Eles coletaram pequenas amostras do esqueleto de 34 indivíduos nos dois locais, rastreando a presença de Yersinia pestis nos dentes. Essa técnica é realizada em uma sala limpa especializada, onde eles perfuram o dente e extraem a polpa dentária, que pode prender restos de DNA de doenças infecciosas.

Eles então analisaram o DNA e identificaram três casos de Yersinia pestis em duas crianças com idade estimada entre 10 e 12 anos quando morreram e uma mulher com idade entre 35 e 45 anos. A datação por radiocarbono foi usada para mostrar que é provável que as três pessoas tenham vivido mais ou menos na mesma época.

A praga já havia sido identificada em vários indivíduos da Eurásia entre 5.000 e 2.500 anos antes do presente (BP), um período que abrange o Neolítico Final e a Idade do Bronze (denominado LNBA), mas não havia sido visto antes na Grã-Bretanha neste momento. A ampla distribuição geográfica sugere que essa cepa da peste pode ter sido facilmente transmitida.

Essa cepa da praga – a linhagem LNBA – provavelmente foi trazida para a Europa Central e Ocidental por volta de 4.800 BP por humanos que se expandiram para a Eurásia, e agora esta pesquisa sugere que ela se estendeu à Grã-Bretanha.

Sobre a Idade do Bronze
A Idade do Bronze na Europa começou em 3200 aC e durou até 800 aC. Foi a primeira vez que o homem começou a trabalhar com metal, caracterizado pelo uso de artefatos e implementos de bronze. Na Grã-Bretanha, a Idade do Bronze coincidiu com o movimento de pessoas na Grã-Bretanha há cerca de 4.400 anos. Este grupo de pessoas pode ser identificado porque foram enterrados com artefatos distintos, como cerâmica Beaker (vasos em forma de sino). – Museu de História Natural

Usando o sequenciamento do genoma, os pesquisadores mostraram que essa cepa da Yersinia pestis se parece muito com a cepa identificada na Eurásia na mesma época.

Todos os indivíduos identificados não tinham os genes yapC e ymt , que são vistos em cepas posteriores da peste, a última das quais é conhecida por desempenhar um papel importante na transmissão da peste por pulgas. Esta informação sugeriu anteriormente que esta cepa da peste não foi transmitida por pulgas, ao contrário de cepas de peste posteriores, como a que causou a Peste Negra.

Como o DNA patogênico – DNA de bactérias, protozoários ou vírus que causam doenças – se degrada muito rapidamente em amostras que podem estar incompletas ou corroídas, também é possível que outros indivíduos nesses locais de enterro possam ter sido infectados com o mesmo tipo de peste. .

O local Charterhouse Warren é raro, pois não corresponde a outros locais funerários do período – os indivíduos enterrados lá parecem ter morrido de trauma. Os pesquisadores especulam que o enterro em massa não foi devido a um surto de peste, mas os indivíduos podem ter sido infectados no momento em que morreram.

Pooja Swali, primeiro autor e aluno de doutorado em Crick, disse: “A capacidade de detectar patógenos antigos a partir de amostras degradadas, de milhares de anos atrás, é incrível. Esses genomas podem nos informar sobre a disseminação e as mudanças evolutivas de patógenos no passado , e esperamos nos ajudar a entender quais genes podem ser importantes na disseminação de doenças infecciosas. Vemos que essa linhagem de Yersinia pestis, incluindo os genomas deste estudo, perde genes ao longo do tempo, um padrão que surgiu com epidemias posteriores causadas pelo mesmo patógeno .”

Pontus Skoglund, líder do grupo do Ancient Genomics Laboratory em Crick, disse: “Esta pesquisa é uma nova peça do quebra-cabeça em nossa compreensão do antigo registro genômico de patógenos e humanos e como evoluímos juntos.

“Entendemos o enorme impacto de muitos surtos históricos de peste, como a peste negra, nas sociedades e na saúde humanas, mas o DNA antigo pode documentar doenças infecciosas muito mais no passado. Pesquisas futuras farão mais para entender como nossos genomas responderam a tais doenças do passado e a corrida armamentista evolutiva com os próprios patógenos, o que pode nos ajudar a entender o impacto das doenças no presente ou no futuro.”

Fonte da história:
Materiais fornecidos pelo The Francis Crick InstituteObservação: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e tamanho.

Multimídia relacionada :

Referência do periódico :
Pooja Swali, Rick Schulting, Alexandre Gilardet, Monica Kelly, Kyriaki Anastasiadou, Isabelle Glocke, Jesse McCabe, Mia Williams, Tony Audsley, Louise Loe, Teresa Fernández-Crespo, Javier Ordoño, David Walker, Tom Clare, Geoff Cook, Ian Hodkinson, Mark Simpson, Stephen Read, Tom Davy, Marina Silva, Mateja Hajdinjak, Anders Bergström, Thomas Booth, Pontus Skoglund. Yersinia pestis genomes reveal plague in Britain 4000 years agoNature Communications, 2023; 14 (1) DOI: 10.1038/s41467-023-38393-w