Neandertais podem ter vivido perto da casa da infância da princesa Diana há 40.000 anos

Conchas do mar, chifre e pederneira podem ter sido trabalhadas pelos neandertais.

Com informações de Live Science.

Althorp House, a casa da família Spencer. (Crédito: Tim Graham Photo Library via Getty Images)

Os primeiros habitantes da propriedade da falecida princesa Diana podem ter sido neandertais.

Uma escavação arqueológica em Althorp, onde Diana Spencer cresceu, descobriu uma antiga pilha de lixo contendo conchas decoradas que datam de 40.000 anos, de acordo com o The Telegraph

“Não achamos que as conchas seriam os restos de uma refeição pré-histórica, já que Althorp estava ainda mais longe do mar do que hoje”, disse ao jornal o líder da escavação Roger Michel, diretor do Instituto de Arqueologia Digital. “Eles também são incisos. Eles poderiam ter sido usados ​​para decoração ou como esporas de madrepérola para joalheria.”

A data coloca as conchas em um momento em que os neandertais ( Homo neanderthalensis ) certamente viviam no que hoje é a Grã-Bretanha – esses parentes dos humanos modernos chegaram à área há pelo menos 400 mil anos. Os humanos modernos ( Homo sapiens ) chegaram à Grã-Bretanha há cerca de 40.000 anos, exatamente quando as populações de Neandertais em toda a Europa estavam diminuindo e a espécie estava em vias de extinção. Assim, as conchas poderiam ter sido trabalhadas por humanos modernos ou Neandertais.

A procura de uma aldeia

Os arqueólogos não se propuseram a descobrir artefatos paleolíticos na propriedade de Spencer, que fica em West Northamptonshire, na Inglaterra. Em vez disso, eles estavam procurando os restos de uma aldeia chamada Ollethorp, que foi abandonada durante a Peste Negra do século XIV e que se dizia estar perto da casa atual na propriedade Spencer. A família é proprietária do terreno desde 1508, e a propriedade atual foi construída em 1688, de acordo com o The Telegraph. Charles Spencer, irmão de Diana e atual proprietário da propriedade, ordenou a escavação para encontrar a aldeia.

A existência de Ollethorp está registrada no Domesday Book, uma pesquisa realizada em 1086 em nome de Guilherme, o Conquistador, que tentava rastrear quem lhe devia impostos. Quando um rico comerciante de lã, John Spencer, comprou a propriedade em 1508, o vilarejo havia desaparecido.

Durante a escavação, Michel e sua equipe descobriram o monturo, ou pilha de lixo, contendo as conchas, que devem ter sido carregadas por uma longa distância do mar. A pilha de lixo também continha sílex e chifre que foram lascados e esculpidos.

Casa de Neandertal

A Grã-Bretanha provavelmente já abrigava parentes humanos antes mesmo dos neandertais entrarem em cena há 400 mil anos. De acordo com a University College London, a primeira evidência de hominídeos (parentes e ancestrais imediatos dos humanos) na Grã-Bretanha data de 850.000 anos atrás e consiste em artefatos de pedra encontrados em Norfolk. A maioria dos hominíneos parecia estar passando quando o clima abriu pontes de terra entre a ilha e o continente europeu, mas os neandertais se estabeleceram.

Embora os Neandertais tenham sido difamados por “homens das cavernas” pouco sofisticados, eles provavelmente eram tecnologicamente avançados, como os arqueólogos descobriram cada vez mais. Eles podem ter sido os primeiros artistas da Europa, a Live Science relatou anteriormente.

A equipe de arqueologia da propriedade de Spencer planeja continuar estudando os artefatos que eles desenterraram e continuará a caça a Ollethorp, disse Michel.

“Nossos levantamentos geofísicos do local revelam muitas áreas de interesse que merecem mais exploração”, disse Michel ao The Telegraph. “Althorp pode muito bem contar toda a história da colonização da Grã-Bretanha, desde a época das primeiras habitações humanas até o HS2 [uma linha ferroviária planejada de alta velocidade] que passará não muito longe da propriedade.”