Novos métodos de cultura bacteriana podem resultar na descoberta de novas espécies

Os microrganismos são a forma de vida mais abundante e diversa na Terra. No entanto, a grande maioria deles permanece desconhecida.

Com informações de Phys.

Novos métodos de cultivo de bactérias anteriormente “não cultiváveis”. Crédito: Molina-Menor, Gimeno-Valero, Peretó e Porcar

Apenas uma pequena fração dos microrganismos de nosso planeta pode ser cultivada em condições tradicionais, deixando um mundo de organismos incultiváveis ​​fora de nosso escopo. Isso é especialmente verdade para bactérias que prosperam em condições extremas, pois as condições adversas dificilmente são reproduzíveis em um laboratório. Embora alguns estudos microbianos tenham sido realizados no Saara, no Atacama e no deserto de Gibson, as terras áridas europeias permanecem pouco estudadas.

Para finalmente explorar a comunidade microbiana de alguns desertos europeus, pesquisadores da Universidade de Valência e do Darwin Bioprospecting Excellence, estudaram a diversidade bacteriana do semiárido deserto de Tabernas. Para isso, a equipe desenvolveu novas abordagens de cultura bacteriana.

“A ‘culturômica’ (culturomics) do Deserto de Tabernas foi o cruzamento ideal entre um ambiente raro e pouco estudado e a aplicação de técnicas de cultura simples, mas poderosas, incluindo longos tempos de incubação, mídia diluída e coleta cuidadosa de colônias”, disse o Dr. Manuel Porcar, grupo líder da Universidade de Valência, presidente da Darwin Bioprospecting Excellence e último autor do estudo.

Os pesquisadores experimentaram diferentes métodos de cultura para encontrar condições permissivas para algumas espécies não cultiváveis. A estratégia deles consistia em combinar diferentes meios, usando diluições em série dos nutrientes (até cem vezes) e estendendo o tempo de incubação (até um mês). No total, 254 cepas bacterianas foram isoladas. A maioria das espécies isoladas do meio concentrado foram previamente descritas como habitantes do solo ou espécies isoladas de outros desertos. No entanto, 60% das estirpes isoladas a partir dos altamente diluídas meios são não-identificados e, possivelmente, novas espécies de bactérias. Além disso, brincar com os tempos de incubação também permitiu, após um mês, isolar algumas cepas oligotróficas (bactérias de crescimento lento que vivem em condições de poucos nutrientes), de outra forma difíceis de crescer em condições de laboratório.

Ao todo, este estudo destaca o potencial de estratégias simples para obter maior diversidade microbiana de amostras naturais, especialmente se retiradas de ambientes extremos. Mas a biodiversidade bacteriana inexplorada do deserto de Tabernas pode ter impactos muito além da ecologia e bacteriologia:

“Atualmente estamos caracterizando várias das bactérias não identificadas, sendo três delas novas espécies de Kineococcus. Tenho certeza de que algumas cepas bacterianas produzem produtos biotecnologicamente relevantes. Basta fazer a triagem correta”, diz Porcar.

O semi-árido Deserto de Tabernas na província de Almería, Espanha. Crédito: Molina-Menor, Gimeno-Valero, Peretó e Porcar