DNA antigo revela comunidade diversa na ‘Cidade Perdida dos Incas’

A análise de DNA de 34 indivíduos enterrados em Machu Picchu revelou que muitos viajaram sozinhos de todo o Império Inca.

Por Universidade de Tulane com informações de Science Daily.

Um novo estudo usou DNA antigo para descobrir pela primeira vez de onde os trabalhadores enterrados em Machu Picchu há mais de 500 anos vieram do Império Inca perdido. (Foto iStock)

Quem viveu em Machu Picchu no auge? Um novo estudo, publicado na Science Advances, usou DNA antigo para descobrir pela primeira vez de onde os trabalhadores enterrados há mais de 500 anos vieram do Império Inca perdido.

Pesquisadores, incluindo Jason Nesbitt, professor associado de arqueologia na Tulane University School of Liberal Arts, realizaram testes genéticos em indivíduos enterrados em Machu Picchu para aprender mais sobre as pessoas que viveram e trabalharam lá.

Machu Picchu é um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na região de Cusco, no Peru. É um dos sítios arqueológicos mais conhecidos do mundo e atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos. Já foi parte de uma propriedade real do Império Inca.

Como outras propriedades reais, Machu Picchu era o lar não apenas da realeza e outros membros da elite da sociedade inca, mas também de atendentes e trabalhadores, muitos dos quais viviam na propriedade o ano todo. Esses residentes não vieram necessariamente da área local, embora apenas agora neste estudo os pesquisadores tenham conseguido confirmar, com evidências de DNA, a diversidade de suas origens. “Ele está nos dizendo, não sobre elites e realeza, mas pessoas de status inferior”, disse Nesbitt. “Estes eram enterros da população de retentores.”

Essa análise de DNA funciona da mesma maneira que os kits de ancestralidade genética modernos funcionam. Os pesquisadores compararam o DNA de 34 indivíduos enterrados em Machu Picchu com o de indivíduos de outros lugares do Império Inca, bem como alguns genomas modernos da América do Sul para ver o quão próximos eles podem estar.

Os resultados da análise de DNA mostraram que os indivíduos vieram de todo o Império Inca, alguns até da Amazônia. Poucos deles compartilharam DNA entre si, mostrando que foram trazidos para Machu Picchu como indivíduos, e não como parte de uma família ou grupo comunitário.

“Agora, é claro, a genética não se traduz em etnia ou algo assim”, disse Nesbitt sobre os resultados, “mas isso mostra que eles têm origens distintas em diferentes partes do Império Inca”.

“O estudo realmente reforça muitos outros tipos de pesquisa que foram feitas em Machu Picchu e outros sítios incas”, disse Nesbitt. A análise de DNA apóia a documentação histórica e estudos arqueológicos dos artefatos encontrados associados aos enterros.

Este estudo faz parte de um movimento maior na arqueologia para combinar técnicas arqueológicas tradicionais com novas tecnologias e análises científicas. Essa combinação de campos leva a uma compreensão mais completa das descobertas feitas.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Tulane University . Observação: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e tamanho.

Referência do periódico :
Lucy Salazar, Richard Burger, Janine Forst, Rodrigo Barquera, Jason Nesbitt, Jorge Calero, Eden Washburn, John Verano, Kimberly Zhu, Korey Sop, Kalina Kassadjikova, Bebel Ibarra Asencios, Roberta Davidson, Brenda Bradley, Johannes Krause, Lars Fehren-Schmitz. Insights into the genetic histories and lifeways of Machu Picchu’s occupants. Science Advances, 2023; 9 (30) DOI: 10.1126/sciadv.adg3377