Olhos e cérebros fossilizados de 462 milhões de anos descobertos em sítio ‘secreto’ de fósseis galeses

O novo sítio fóssil “Castle Bank” do País de Gales pode estar entre os depósitos mais importantes do mundo.

Com informações de Live Science.

Uma reconstrução dos fósseis de Castle Bank por Yang Dinghua. (Crédito da imagem: Nature Ecology & Evolution)

Um local fóssil secreto “extraordinário” no País de Gales contém os olhos e cérebros preservados de criaturas de 462 milhões de anos escondidas em meio a um tesouro de espécies desconhecidas, segundo um novo estudo.

No ano passado, fósseis estranhos de “focinho de espinheiro” foram documentados no local chamado “Castle Bank”, mas uma nova pesquisa publicada em 1º de maio na revista Nature Ecology and Evolution descreve todo o depósito fóssil.

Hospedando uma miríade de criaturas marinhas de corpo mole e seus órgãos, que mal são preservados no registro fóssil, o local se assemelha aos depósitos cambrianos de renome mundial de Burgess Shale no Canadá e Biota de Qingjiang na China. As rochas de Castle Bank, no entanto, são 50 milhões de anos mais novas e oferecem aos pesquisadores uma visão única de como a vida de corpo mole se diversificou no período Ordoviciano (485,4 milhões a 443,8 milhões de anos atrás), de acordo com um comunicado divulgado pelo Amgueddfa Cymru – Museu País de Gales.

Os pesquisadores acreditam ter recuperado mais de 170 espécies do local, a maioria das quais são novas para a ciência. Estes incluem o que parecem ser exemplos tardios de grupos cambrianos, incluindo as maravilhas mais estranhas da evolução , os opabinídeos (Opabinidae)de nariz em bico e exemplos iniciais de animais que evoluíram posteriormente, incluindo cracas (Thoracica), camarões e uma criatura não identificada de seis pernas semelhante a um inseto. As rochas também abrigam os sistemas digestivos fossilizados de trilobitas e os olhos e cérebro de um artrópode não identificado, bem como vermes e esponjas preservados.

Um fóssil do artrópode Megacheiran do Cambriano com seu intestino visível como uma linha escura.(Crédito da imagem: Joe Botting)

“Toda vez que voltamos, encontramos algo novo e, às vezes, é algo realmente extraordinário”, Joseph Botting, pesquisador independente e pesquisador honorário da Amgueddfa Cymru, disse no comunicado. “Há muitas perguntas sem resposta, e este site continuará produzindo novas descobertas por décadas”.

Botting e co-autor Lucy Muir descobriram o local perto de sua casa em Llandrindod Wells durante o bloqueio do COVID-19 em 2020. A localização exata é um segredo para proteção do local e a pedido do proprietário, mas os autores descrevem-na como uma pequena pedreira dentro de um campo de ovelhas.

A dupla passou mais de 100 dias no local, extraindo cuidadosamente os fósseis enquanto as ovelhas do proprietário as observavam trabalhar. “As ovelhas parecem ter nos achado interessantes, em vez de perturbadores”, escreveram os autores em um resumo de relatório anexado ao estudo.

Botting e Muir são pesquisadores independentes e não empregados como acadêmicos, então eles fizeram crowdfunding para comprar um microscópio para estudar os fósseis com mais detalhes, muitos dos quais tinham no máximo 0,1 polegada (3 milímetros) de comprimento, de acordo com um comunicado divulgado pela dupla. . Eles então se uniram a uma equipe internacional de colegas para concluir a pesquisa recém-publicada.

O ecossistema preservado em Castle Bank pode ter sido um berçário para animais jovens, com apenas exemplares juvenis da espécie mais comum de trilobita – chamada Ogyginus corndensis – encontrados no local. No entanto, os autores do estudo também notaram que o pequeno tamanho dos fósseis, em geral, era “impressionante” e pode ser simplesmente uma característica da comunidade de animais que viviam lá.