Cientistas descobrem exemplo raro de insetos usando ferramentas para capturar presas

Na Austrália insetos assassinos usam uma ferramenta letal para capturar lanches: resina da grama spinifex

Com informações de Science Alert.

Um inseto assassino segurando uma presa. (Brett Hondow/Pixabay)

Pesquisas recentes mostram que esses pequenos assassinos rastejantes se espalham na goma pegajosa da grama spinifex para pegar e manter suas presas.

Embora incomuns, alguns insetos empregam ferramentas, desde formigas usando partículas para construir pontes e besouros bebês usando cocô como um impedimento de parasitas. Relatórios anteriores de insetos assassinos coletando resinas de plantas sugerem que esta espécie usa ferramentas com mais frequência do que a maioria.

Os autores dizem que isso torna os insetos assassinos “um caso particularmente promissor para entender as condições ecológicas e comportamentais que facilitaram a evolução improvável do uso de ferramentas”.

Como o uso de ferramentas requer um nível de cognição complexo, pensava-se que era uma maneira de diferenciar os humanos de outros animais, mas os pesquisadores agora estão encontrando cada vez mais exemplos de uso de ferramentas em todo o reino animal.

Os humanos já usavam ferramentas antes de nossos polegares desenvolverem totalmente a destreza, e parece que as primeiras ferramentas nem sequer foram feitas pelo homem. Os golfinhos protegem seus bicos com esponjas marinhas, os porcos usam gravetos e até pássaros e abelhas inteligentes estão envolvidos nisso.

Os cientistas tinham um palpite de que o sucesso de caça dos insetos assassinos aumentaria se eles se cobrissem com a resina pegajosa das plantas, mas isso não havia sido testado em experimentos.

Os biólogos da Macquarie University Fernando Soley e Marie Herberstein observaram 125 insetos assassinos australianos da espécie não descrita Gorareduvius da região de Kimberley, na Austrália Ocidental, em condições selvagens e em um laboratório improvisado próximo em uma tenda.

Os insetos assassinos australianos são comumente vistos descansando em caules de Triodia, uma grama nativa comumente chamada de spinifex. É encontrada em regiões secas da Austrália e produz uma resina pegajosa que os primeiros australianos valorizavam por seu uso na fabricação de ferramentas de caça.

Soley e Herberstein previram que, se a resina for usada como uma ferramenta, os insetos cobertos com resina serão melhores na captura de presas do que os insetos não cobertos com resina. Eles levaram 26 insetos assassinos encontrados perto ou no meio da spinifex Triodia bitextura ) para seu laboratório de tendas para investigação.

Os pesquisadores colocaram os insetos em uma jarra de vidro com um graveto e introduziram dois tipos de presas: moscas e formigas. Em seguida, eles usaram almofadas de remoção de maquiagem para limpar cuidadosamente a resina dos corpos dos insetos, e o experimento foi repetido.

Os insetos geralmente eram mais bem-sucedidos em capturar formigas do que moscas e, mais importante, eram mais eficazes em capturar presas quando tinham resina em seus corpos, independentemente do tipo de presa.

a) Uma ninfa recém-nascida e (b) um Gorareduvius adulto coletando resina das folhas de spinifex e aplicando-a em suas patas dianteiras (as setas mostram depósitos de resina). ( Soley & Herberstein, Biol. Lett. , 2023 )

Insetos cobertos de resina tiveram 26% mais sucesso em capturar qualquer tipo de presa do que seus equivalentes desarmados. As moscas são difíceis de capturar mesmo em um dia bom e, sem resina, 64% das moscas que o Gorareduvius tocou escaparam.

Tanto na natureza quanto no laboratório, os pesquisadores observaram Gorareduvius raspando a resina das folhas de spinifex e aplicando-a meticulosamente em seus corpos, especialmente nas patas dianteiras. Mesmo ninfas recém-nascidas e isoladas foram encontradas se revestindo de resina, sugerindo que esse comportamento está arraigado nos insetos.

Isso atende às definições amplamente utilizadas de uso de ferramentas, de acordo com os autores.

“Insetos assassinos manipularam um item ambiental (a resina), tirando-o de seu contexto usual e aplicando-o em seus corpos”, escrevem eles, “ ganhando assim uma vantagem seletiva por meio da captura aprimorada de presas”.

O termo percevejo assassino agrupa uma variedade de insetos que se unem pela forma macabra com que matam suas presas. Normalmente, o predador perfura a presa com sua probóscide, bombeia enzimas digestivas para dentro que a paralisam e matam e, em seguida, drenam a presa de seu conteúdo líquido, deixando para trás uma casca vazia.

“As presas nunca pareciam estar totalmente presas à superfície resinosa dos insetos assassinos”, explicam Soley e Herberstein. “Em vez disso, parece que a adesão breve e temporária atrasou as respostas das presas o suficiente para que os insetos assassinos agarrassem e esfaqueassem suas presas”.

Portanto, embora a resina não garanta o sucesso, é uma ferramenta para retardar a presa desse inseto australiano apenas o suficiente para que ele o pegue e mate.

O estudo foi publicado na Biology Letters.