O microbioma humano pode ser contagioso, dizem os cientistas

A comunidade de pessoas que vivem ao seu redor pode influenciar a comunidade de micróbios que vivem dentro de você.

Com informações de Science Alert.

A maior e mais diversificada revisão até o momento encontrou evidências de que com quem você mora e com quem você foi criado pode ter um impacto maior em seu microbioma do que alguns fatores de estilo de vida, idade ou mesmo genética.

Se as descobertas estiverem corretas, os trilhões de micróbios que chamam nosso corpo de lar podem ser mais contagiosos do que imaginamos. E isso pode ter sérias implicações para a saúde pública. A pesquisa liderada pelo microbiologista Nicola Segata, da Universidade de Trento, na Itália, não consegue mostrar como os micróbios saltam diretamente de um indivíduo para outro, em vez disso, ilustra o quanto de nossas bactérias intestinais e bucais é compartilhada com aqueles que nos rodeiam.

As interações sociais, concluem os autores , podem ajudar a moldar a comunidade de micróbios de um indivíduo e isso, por sua vez, pode “ter um papel nas doenças associadas ao microbioma”.

As descobertas são baseadas em mais de 9.000 amostras de fezes e saliva coletadas de participantes com conexões conhecidas entre si. Essas comunidades foram intencionalmente amostradas em 20 países diversos ao redor do mundo, não apenas em países ocidentais ou em desenvolvimento.

As descobertas sugerem fortemente que os trilhões de células simbióticas em nossos corpos podem se espalhar efetivamente entre hospedeiros humanos, mesmo em breves encontros em público.

As cepas de bactérias compartilhadas entre os participantes do estudo foram consideradas “extensas”. Na verdade, os pesquisadores identificaram mais de 10 milhões de casos de cepas bacterianas compartilhadas entre mães e bebês, membros da mesma casa ou pessoas em comunidades.

Estudos anteriores mostraram que uma mãe ajuda a impulsionar o microbioma de seu filho nos primeiros meses de vida, compartilhando um pouco de sua própria microflora com eles, geralmente por meio de parto vaginal, amamentação, troca salivar ou toque.

Também é sabido que o microbioma de uma pessoa pode flutuar ao longo da vida com base no que ela come , quanto se exercita ou no ambiente em que vive.

Em comparação, a transmissão de humano para humano não foi tão extensivamente estudada. Os resultados da revisão atual sugerem que é um descuido.

Como esperado, a transmissão de mãe para filho foi a via de exposição mais significativa. Em 711 casos, cerca de 50% das mesmas cepas bacterianas foram compartilhadas entre mãe e filho no primeiro ano de vida, e 16% dessas cepas vieram especificamente da mãe.

Além do mais, essa comunidade semeada de microorganismos ainda pode ser detectada no final da idade adulta, embora em porcentagens mais baixas. Aos 30 anos de idade, por exemplo, a pessoa média no estudo manteve cerca de 14% das cepas bacterianas originais de sua mãe. Mesmo aos 85 anos de idade, as cepas mais altamente transmissíveis de uma mãe ainda estavam presentes em seus filhos.

À medida que a pessoa envelhece, a influência microbiana da mãe é equilibrada por outros relacionamentos. Com quem uma pessoa vive e interage diariamente parece ter um impacto cada vez maior na composição de seu microbioma.

Depois dos quatro anos, por exemplo, os pesquisadores descobriram que uma criança compartilha porcentagens iguais de cepas bacterianas da mãe e do pai. Além disso, quanto mais tempo os gêmeos idênticos viviam separados, menos cepas microbianas compartilhavam em seus intestinos.

Ao todo, cerca de 12 a 32% das cepas bacterianas encontradas no intestino e na boca são compartilhadas com outras pessoas sob o mesmo teto. Fatores de estilo de vida semelhantes não foram suficientes para explicar os resultados.

“Na idade adulta, as fontes de nossos microbiomas são principalmente as pessoas com quem temos contato próximo”, explica Segata.

“A duração das interações – pense, por exemplo, em alunos ou parceiros que dividem um apartamento – é aproximadamente proporcional ao número de bactérias trocadas”.

Quando os autores se voltaram para comunidades maiores, eles notaram uma relação semelhante, porém menor.

Menos de um por cento das cepas bacterianas pareciam saltar entre as famílias na mesma comunidade rural, tornando-se uma forma relativamente rara de transmissão. Dito isto, a transmissibilidade de espécies bacterianas com comunidades rurais foi altamente consistente em todos os conjuntos de dados.

Em cerca de 67% das comunidades estudadas, os indivíduos dentro da mesma aldeia, mas de famílias diferentes, compartilhavam mais cepas bacterianas do que com famílias em outras aldeias.

As descobertas sugerem que mesmo interações superficiais podem influenciar o microbioma de uma pessoa, para melhor ou para pior. Embora alguns micróbios possam trazer benefícios à saúde, outros podem enfraquecer o microbioma, deixando os indivíduos suscetíveis a doenças ou enfermidades.

“A transmissão do microbioma tem implicações importantes para a nossa saúde, uma vez que algumas doenças não transmissíveis (como doenças cardiovasculares, diabetes ou câncer) estão parcialmente ligadas a uma composição alterada do microbioma”, explica Segata .

“A demonstração de que o microbioma humano é transmissível pode sugerir que algumas dessas doenças (atualmente consideradas não transmissíveis) podem, pelo menos até certo ponto, ser transmissíveis”.

O estudo foi publicado na Nature.