Bactérias dentro de você podem explicar por que o peso aumenta após a dieta

Restringir a ingestão de alimentos pode resultar em uma série de benefícios para a saúde , incluindo a redução do risco de obesidade. Mas quando a dieta para, o peso geralmente aumenta, e um novo estudo em camundongos pode ter identificado o motivo.

Com informações de Science Alert.

Ilustração de Lactobacillus. (Dr_Microbe/Getty Images)

Cientistas do Instituto de Nutrição de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências acreditam ter identificado a bactéria responsável pela alteração no metabolismo.

Em testes envolvendo camundongos submetidos a 10 protocolos de dieta diferentes, espécies de Lactobacillus e seus metabólitos mostraram aumentar nas entranhas dos animais uma vez que o jejum terminou e eles foram reintroduzidos a uma dieta menos restrita. Essa mudança no microbioma, descobriram os pesquisadores, ajudou os tecidos intestinais a absorver mais gordura.

É provável que o mesmo processo aconteça no intestino dos humanos, e períodos de jejum intermitente ou controle da ingestão de calorias estimulam o intestino a aumentar sua capacidade de extrair gordura de nossa dieta, tornando mais provável que o peso seja recuperado.

“Recuperação do peso após a dieta ainda é um grande desafio, e os mecanismos subjacentes permanecem amplamente indefinidos”, escrevem os pesquisadores em seu artigo publicado.

“Aqui mostramos que a realimentação após vários tipos de dieta induz o rápido acúmulo de gordura em camundongos e a absorção aumentada de lipídios intestinais contribui para o aumento da massa gorda pós-dieta”.

As alterações químicas precisas que coincidiram com o aumento dos níveis de lactobacillus intestinais incluíram aumento da absorção intestinal de lipídios (gordura), aumento da absorção de lipídios no tecido adiposo branco e diminuição da oxidação lipídica total, que foi associada à obesidade no passado .

No mesmo estudo, os pesquisadores identificaram uma maneira potencial de impedir o retorno do peso após a dieta: eles alimentaram os camundongos com uma variedade de dietas com diferentes níveis de proteína, descobrindo que uma dieta rica em proteínas restringia o crescimento de Lactobacillus, limitando assim a quantidade de gordura acumulada.

Experimentando os alimentos dados aos camundongos após a dieta, a equipe confirmou que a composição do alimento que eles comeram posteriormente – ou seja, o nível de proteína nele – era mais importante do que a ingestão calórica em termos de suprimir o aumento de gordura.

“Demonstramos que a alimentação com uma dieta rica em proteínas após a dieta evita significativamente o acúmulo de massa gorda e até mesmo mantém parcialmente o efeito de perda de gordura induzido pela dieta, fornecendo uma maneira prática potencial de prevenir a obesidade após a dieta”, escreveram os pesquisadores .

A conclusão é que os alimentos ricos em proteínas também podem ajudar a manter o peso em humanos após a dieta, embora mais pesquisas sejam necessárias para saber com certeza – estudos realizados durante um período de tempo mais longo e envolvendo pessoas reais.

Saber que há um possível aumento na capacidade dos tecidos intestinais de absorver gordura, aparentemente impulsionado pela bactéria Lactobacillus , fornece um alvo para os pesquisadores. A razão pela qual muitas pessoas lutam tanto para manter a perda de peso pode não ser apenas o caso de as pessoas comerem mais ou passarem menos tempo se exercitando após a dieta, mas uma mudança fundamental no microbioma.

Outra descoberta a partir deste estudo atual é que o tratamento com penicilina também foi capaz de restringir o crescimento da bactéria Lactobacillus, potencialmente oferecendo outra abordagem baseada em antibióticos para prevenir o ganho de peso após a dieta.

“Determinar se uma dieta rica em proteínas tem resultados positivos semelhantes em indivíduos que buscam manter o peso será o próximo experimento clinicamente impactante”, disse o gastroenterologista Amir Zarrinpar, da Universidade da Califórnia, em San Diego, que não participou da pesquisa. , escreve em um comentário acompanhante.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Metabolism.