Cientistas finalmente descobriram que cobras tem clitóris e estão “muito excitados”

Pela primeira vez, os clitóris foram documentados em nove espécies diferentes de cobras de quatro famílias.

Com informações de Live Science.

Os pesquisadores analisaram cobras fêmeas da família das víboras e outras para descrever o clitóris, conhecido como hemiclitoris em cobras, o que nunca havia sido feito antes. (Crédito da imagem: David A. Northcott via Getty)

Megan Folwell estava de pé sobre uma serpente da morte australiana (Acanthophis antarcticus), armada com um bisturi. A cobra estava morta, doada por uma empresa fornecedora de veneno. Com muito cuidado, Folwell, bióloga evolutiva da Universidade de Adelaide, na Austrália, fez uma incisão perto da cauda do animal. Ela estava prestes a ir onde nenhum cientista havia ido antes.

“Eu entrei sem saber o que iria ver”, Folwell disse Ciência Viva.

Até agora, ninguém havia se dado ao trabalho de procurar e descrever o clitóris de uma cobra. Com exceção das aves, os clitóris são encontrados em todas as linhagens de vertebrados, incluindo os primos mais próximos das cobras, os lagartos. Mas quando Folwell foi procurar literatura sobre o órgão em serpentes, ela saiu de mãos vazias. “Simplesmente não fazia sentido para mim”, disse ela. “Eu sabia que tinha que haver algo acontecendo.”

Então ela e sua equipe decidiram investigar. Seus resultados, publicados em 14 de dezembro na revista Proceedings of the Royal Society B, descrevem pela primeira vez a estrutura do “hemiclitoris” bifurcado em cobras.

Em contraste, a genitália de cobras masculinas foi bem documentada em uma variedade de espécies. As cobras machos têm uma estrutura chamada hemipênis, essencialmente um pênis de duas pontas enfiado sob a base da cauda (e muitas vezes mantido dentro do corpo até o acasalamento). Muita tinta científica foi derramada nos últimos 200 anos descrevendo as diferenças entre os hemipênis, que variam em tamanho e forma, desde minúsculos palitos gêmeos até órgãos enormes e elaborados com “muitos espinhos neles e outros enfeites”, disse Richard Shine, um biólogo evolutivo da Universidade Macquarie, na Austrália, que não participou do estudo.

Apesar de mais de dois séculos de dados sobre hemipênis, no entanto, ninguém havia descrito uma estrutura equivalente em cobras fêmeas. A falta de evidências levou alguns cientistas a especular que os hemiclitoris de cobras podem não existir – ou que, se existissem, teriam sido reduzidos a um remanescente evolutivo atrofiado.

A falta de pesquisas sobre a anatomia feminina é uma tendência científica preocupante. Mesmo em humanos, surpreendentemente pouco se sabe sobre o clitóris. A estrutura completa do órgão, que inclui não apenas a pequena protuberância no topo dos lábios, mas também dois grandes bulbos internos cheios de terminações nervosas, não foi descoberta até meados da década de 1840. Mesmo assim, permaneceu relativamente obscuro para o estabelecimento médico até o trabalho da urologista australiana Helen O’Connell em 2005, que mostrou que as representações típicas do clitóris em livros didáticos estavam repletas de imprecisões. Na verdade, apenas no mês passado, os cientistas contaram todas as 10.000 fibras nervosas do clitóris humano pela primeira vez.

Duas cobras negras acasalando.  (Crédito da imagem: Adil Baran via Getty Images)

Dados sobre anatomia reprodutiva feminina e comportamento em animais não humanos são ainda mais escassos. Uma análise de novembro publicada na revista Nature descobriu que, entre 1970 e 2021, mais de sete vezes mais artigos foram publicados sobre a competição de espermatozóides em animais em comparação com a seleção de fêmeas. Um artigo de perspectivas de 2014 publicado na revista PLOS Biology descobriu que cerca de 50% de todos os estudos sobre genitália animal publicados entre 1989 e 2013 focaram exclusivamente em machos, enquanto 10% focaram apenas em fêmeas.

“Se a pesquisa da evolução genética investiga apenas as partes masculinas, isso dá uma compreensão muito distorcida da natureza”, Malin Ah-King, uma bióloga evolutiva e pesquisadora de gênero da Universidade de Estocolmo, na Suécia, que não esteve envolvida na nova pesquisa, disse à Live Science. Esse viés levou os cientistas a ignorar certos aspectos importantes da reprodução feminina – como a existência de órgãos inteiros.

Graças aos esforços de Folwell, agora sabemos que existem hemiclitorises em pelo menos nove espécies de cobras. Folwell dissecou cuidadosamente espécimes preservados de quatro famílias de cobras (Elapidae, Pythonidae, Colubridae e Viperidae) e os passou por uma tomografia computadorizada, observando o tamanho e a forma de cada hemiclitoris. Ela descobriu que eles variavam tanto quanto os hemipênis.

“Ver a estrutura do nervo foi realmente emocionante”, disse Folwell, o primeiro autor do estudo. E em defesa de outros cientistas, disse ela, o tecido que compõe as hemilitorises das cobras é bastante delicado (embora, em alguns casos, o órgão seja bastante grande).

Shine descreveu a nova pesquisa como “um excelente trabalho”. “Certamente me convence de que existe uma estrutura lá”, disse ele à Live Science.

Para Folwell e sua equipe, este estudo é apenas o começo desta pesquisa. Ela espera que o trabalho futuro revele um quadro mais completo da história evolutiva do hemiclitoris e como ele se encaixa no comportamento de acasalamento das cobras. “Estamos realmente muito animados com tudo isso”, disse ela.