Bactérias semelhantes a lagartas rastejando em nossas bocas

Provavelmente para sobreviver na cavidade oral, as bactérias evoluíram para se dividir ao longo de seu eixo longitudinal sem se separar umas das outras.

Por Universidade de Viena com informações de Science Daily.

Imagem de microscópio confocal da bactéria tipo lagarta Conchiformibius steedae, com até 7 µm de comprimento, incubada com precursores de parede celular marcados com fluorescência para acompanhar seu crescimento celular (CC BY 4.0 Philipp Weber e Silvia Bulgheresi).

Biólogos celulares ambientais e geneticistas microbianos acabam de publicar seus novos insights. Em seu trabalho, eles descreveram o modo de divisão dessas bactérias semelhantes a lagartas e sua evolução de um ancestral em forma de bastonete. Eles propõem estabelecer bactérias orais Neisseriaceae como novos organismos modelo que podem ajudar a identificar novos alvos antimicrobianos.

Embora nossa boca abrigue mais de 700 espécies de bactérias e sua microbiota seja, portanto, tão diversa quanto a do nosso intestino, não se sabe muito sobre como as bactérias orais crescem e se dividem. A boca é um lugar difícil de se viver para as bactérias. As células epiteliais que revestem a superfície interna da cavidade oral são constantemente eliminadas e, juntamente com o fluxo salivar, os organismos que habitam essa superfície lutam para se fixar. Talvez seja para melhor grudar na boca que as bactérias da família Neisseriaceae desenvolveram uma nova forma de se multiplicar. Enquanto os bastonetes típicos se dividem transversalmente e depois se desprendem, algumas Neisseriaceae comensais que vivem em nossa boca, no entanto, se prendem ao substrato com suas pontas e se dividem longitudinalmente – ao longo de seu longo eixo. Além disso, uma vez concluída a divisão celular, eles permanecem ligados uns aos outros formando filamentos semelhantes a lagartas. Algumas células do filamento resultante também adotam formas diferentes, possivelmente para desempenhar funções específicas em benefício de todo o filamento. Os pesquisadores explicam: “A multicelularidade torna possível a cooperação entre as células, por exemplo, na forma de divisão do trabalho e, portanto, pode ajudar as bactérias a sobreviver ao estresse nutricional”.

Micrografia eletrônica de varredura do bactrioide tipo lagarta Simonsiella muelleri, com até 4 µm de comprimento (CC BY 4.0 Sammy Nyongesa e Frédéric Veyrier)

A equipe de pesquisadores primeiro empregou a microscopia eletrônica para pesquisar a forma das células bacterianas em toda a família Neisseriaceae, que inclui as duas formas de células padrão (bastão e cocos), além dos filamentos semelhantes a lagartas. Ao comparar suas formas celulares e genomas em toda a família Neisseriaceae, eles puderam inferir que as bactérias multicelulares que se dividem longitudinalmente evoluíram de bactérias em forma de bastonete e que se dividem transversalmente. Além disso, eles puderam identificar quais genes provavelmente eram responsáveis ​​pela estratégia incomum de multiplicação. Eles então usaram técnicas de rotulagem de fluorescência para visualizar a progressão do crescimento celular nas bactérias multicelulares e, finalmente, compararam a composição genética destas com espécies ‘clássicas’ em forma de bastonete. Finalmente, eles tentaram recriar essa evolução introduzindo as mudanças genéticas em Neisseriaceae em forma de bastonete. Embora eles não pudessem forçar as bactérias em forma de bastonete a se tornarem multicelulares, a manipulação genética resultou em células mais longas e mais finas. “Nós especulamos que no decorrer da evolução, por meio de uma reformulação dos processos de alongamento e divisão, a forma da célula mudou, talvez para prosperar melhor na cavidade oral”, Frédéric Veyrier (INRS).

“Além de nos ajudar a entender como a forma das células evoluiu, as Neisseriaceae multicelulares podem ser úteis para estudar como as bactérias aprenderam a viver presas à superfície dos animais, o único lugar em que foram encontradas até agora. Metade de nós os está carregando em nossas bocas, a propósito”, explica Silvia Bulgheresi, do Departamento de Ecologia Funcional e Evolutiva da Universidade de Viena. No entanto, Philipp Weber, da Universidade de Viena, estudante de doutorado na equipe de Bulgheresi, que também trabalhou no estudo, destaca que “expandir o campo da biologia celular para morfologias adicionais e espécies simbióticas também é crucial para aumentar o pool de alvos de proteínas (por exemplo, alvos antibióticos) para aplicações biofarmacêuticas.” Sammy Nyongesa, doutorando da equipe de Veyrier do INRS, acrescenta: “Uma abordagem evolutiva,