Cientistas atordoados pela vasta migração de insetos

Dezenas de milhões de insetos migratórios cruzam pelo menos 100 km de mar aberto para chegar ao Chipre a caminho da Europa continental, mostra uma nova pesquisa.

Pela Universidade de Exeter com informações de Phys.

Em pouco mais de um mês, os cientistas registraram 39 milhões de insetos migratórios chegando à ponta da península de Karpaz, no nordeste de Chipre.

“Eu nunca tinha visto nada parecido”, disse o pesquisador Will Hawkes, Ph.D. estudante do Centro de Ecologia e Conservação do Campus Penryn da Universidade de Exeter, na Cornualha.

“O céu estava escuro de insetos e estávamos sendo abatidos por moscas migratórias, a ponto de nos abrigarmos atrás da porta do carro.”

Dr. Karl Wotton, também da Universidade de Exeter, acrescentou que eles “tinham um palpite de que este seria um local importante para a migração de insetos, mas ficamos impressionados com a intensidade do movimento, que atingiu uma taxa de quase 6.000 insetos por metro por minuto.”

Os pesquisadores também examinaram imagens de satélite para avaliar a quantidade de crescimento da vegetação de inverno e identificaram as origens potenciais dos insetos na Síria, Iraque e Arábia Saudita.

“Para mim, não são apenas os números que impressionam, mas a grande diversidade de insetos migrando”, disse Hawkes.

Estes incluíam um grande número de libélulas Vagrant Emperor (Anax ephippiger) e borboletas Painted Lady (Vanessa cardui) , mas a grande maioria (86%) eram tipos de moscas.

“Saber quais insetos estão migrando é muito importante”, disse Hawkes.

“Sem essa informação, não podemos começar a entender quais efeitos seus movimentos têm no planeta.”

A chegada ao Chipre (Europa) de moscas-das-flores carregando pólen de orquídeas da Ásia é evidência de “polinização intercontinental”, acrescentou Hawkes.

Essa transferência de genes de longa distância por insetos migrantes permite que as plantas mantenham um pool genético diversificado e potencialmente mitiguem as mudanças nas condições ambientais .

“Esses insetos migratórios também são muito importantes em nível ecológico local”, disse Hawkes.

“Vimos formigas comendo borboletas Painted Lady, e até gafanhotos migratórios e borboletas sendo comidos por tartarugas.”

No entanto, os insetos em todo o mundo estão sob ameaça.

“Insetos migratórios são vulneráveis ​​à perda de habitat além das fronteiras de um país”, disse Hawkes.

“A atividade humana e a degradação climática podem afetar as rotas de migração e os alcances dessas espécies de insetos, por isso precisamos ter uma visão mais global e holística da conservação.

“Se todos nos interessarmos por essas pequenas criaturas notáveis, podemos protegê-las e colher os frutos por isso.”

A pesquisa foi publicada na revista Ecography .