Moedas antigas registram a supernova de 1054?

SN 1054 foi um dos eventos astronômicos mais espetaculares de todos os tempos.

Por Andy Tomaswick, Universe Today com informações de Phys.

Moedas cunhadas durante o reinado de Constantino IX. Crédito: Filipovic et al

A explosão da supernova SN 1054 acabou formando o que hoje é conhecido como M1 – a Nebulosa do Caranguejo. Mas em 1054 dC, o ano em que ocorreu, era uma estrela ultrabrilhante no céu e uma das oito supernovas registradas na história da Via Láctea. No entanto, só foi notado por metade do mundo alfabetizado. Escrito principalmente no Oriente, especialmente na China, o SN 1054 estava quase totalmente ausente do registro ocidental – exceto, potencialmente, por uma sutil sugestão no lugar mais improvável: algumas moedas bizantinas.

Pelo menos, essa é a nova teoria de acordo com um grupo multinacional de pesquisadores do European Journal of Science and Theology . Eles descobriram que uma versão especial de uma moeda cunhada pelo imperador bizantino Constantino IX mostrava duas estrelas ao redor da cabeça do imperador – potencialmente representando um aceno para a existência de SN 1054, apesar de qualquer evidência escrita da existência da supernova em outras partes do mundo cristão.

Estudiosos no Japão, na China e no mundo islâmico não tiveram problemas em perceber a nova estrela brilhante no céu. Então, por que não os cristãos? Há um debate em andamento na história da comunidade de astronomia em torno dessa questão há décadas, sem resposta definitiva. No entanto, o consenso geral é que os estudiosos cristãos temiam que apontar uma mudança no que, na época, era considerado o céu perfeito e inviolável causaria muito tumulto dentro da igreja. A doutrina teológica dominava o mundo cristão da época, e questionar qualquer parte dessa doutrina poderia levar à excomunhão ou mesmo à morte. Teria que ser um estudioso corajoso para arriscar tal destino por nenhuma recompensa tangível.

Algumas das técnicas analíticas usadas nas moedas incluíam dimensionamento preciso. Crédito: Filipovic et al

O que torna ainda mais interessante que um metalúrgico, ou talvez um dos acadêmicos intimidados, tenha tido a coragem de fazê-lo. Os pesquisadores encontraram uma edição especial de uma moeda, conhecida no jargão técnico como moeda Constantine IX Monomachos Classe IV, que tem duas estrelas em comparação com a estrela única perceptível nas outras três classes de moedas cunhadas durante o reinado do monarca.

Acredita-se que a Classe IV foi cunhada entre o verão de 1054 e a primavera de 1055 e tem duas estrelas visíveis em cada lado da cabeça do monarca. Acredita-se que uma estrela represente Vênus, a Estrela da Manhã, enquanto acredita-se que a própria cabeça do monarca represente o sol. A outra estrela, no entanto, poderia representar a “estrela convidada” (como os observadores chineses a chamaram) da supernova SN 1054.

Além disso, o tamanho das estrelas difere ligeiramente entre as 36 moedas daquela safra que os pesquisadores conseguiram encontrar em museus de todo o mundo. Os pesquisadores também levantam a hipótese de que a mudança no tamanho da estrela pode refletir o escurecimento gradual da supernova no céu durante esse período.

Se assim for, seria um aceno sutil, mas eficaz, para a impressionante realidade astronômica acontecendo no momento. Mas, como acontece com muita história antiga, é difícil separar fato de especulação. Os próprios autores apontam que não sabem quantas moedas da Classe IV foram cunhadas, nem suas datas precisas e não têm provas concretas de que a segunda estrela represente um evento astronômico fantástico. Mas, muitos românticos gostariam de pensar que, depois que quem cunhou as moedas assumiu o que poderia ter sido considerado um risco enorme na época, uma equipe de estudiosos mais de 1000 anos depois finalmente entendeu por que o fez. Certamente podemos apreciar essa história, mesmo que a base factual para ela ainda esteja no ar.

Mais informações: Miroslav D. Filipović et al, European historical evidence of the supernova of AD 1054 coins of Constantine IX and SN 1054. arXiv:2206.00392v1 [physics.hist-ph], arxiv.org/abs/2206.00392