Descoberta nova espécie de dinossauro Abelisaurus sem braços na Argentina

Um novo dinossauro que fazia parte de uma série de criaturas ‘incomuns’ foi descoberto na Argentina. A nova espécie, Guemesia ochoai, pode ser o parente próximo dos ancestrais de um grupo de dinossauros sem braços, que vagava pelo hemisfério sul há mais de 70 milhões de anos.

Com informações de Archaeology News Network.

Guemesia ochoai poderia ser semelhante a parentes como Carnotaurus sastrei (foto) [Crédito: Fred Wierum/WikiCommons]

Um crânio parcialmente completo descoberto na Argentina fornece novas evidências de um ecossistema único durante o Cretáceo Superior.

Guemesia ochoai era uma espécie de abelisaurídeo, um clado de carnívoros que vagavam pelo que hoje é a África, a América do Sul e a Índia. Datado de cerca de 70 milhões de anos, o dinossauro pode ter sido um parente próximo dos ancestrais de todo o grupo.

A descoberta do crânio de Guemesia ochoai oferece uma visão valiosa de uma área que tem muito poucos fósseis de abelissaurídeos e pode explicar de alguma forma por que a área deu origem a animais tão incomuns.

O professor Anjali Goswami, líder de pesquisa do Museu e co-autor, diz: “Este novo dinossauro é bastante incomum para seu tipo. Ele tem várias características-chave que sugerem que é uma nova espécie, fornecendo novas informações importantes sobre uma área do mundo sobre o qual não sabemos muito.

“Mostra que os dinossauros que vivem nesta região eram bem diferentes dos de outras partes da Argentina, apoiando a ideia de províncias distintas no Cretáceo da América do Sul. Também nos mostra que há muito mais a ser descoberto nessas áreas que recebem menos atenção do que alguns dos sítios fósseis mais famosos.”

A descrição do dinossauro, liderada por pesquisadores argentinos, foi publicada no Journal of Vertebrate Palaeontology .

Sem braços, mas não inofensivo

Centenas de milhões de anos atrás, todos os continentes foram combinados em um supercontinente conhecido como Pangeia. Com o tempo, à medida que as placas tectônicas se deslocavam, essa massa de terra começou a invadir Gondwana e Laurásia.

Há 180 milhões de anos, esses dois continentes maciços começariam a se dividir, com o Gondwana se separando para formar os principais continentes do hemisfério sul, assim como a Índia.

Enquanto os novos continentes se afastavam lentamente, as espécies ainda seriam capazes de se mover entre eles, levando alguns cientistas a sugerir que a fauna de cada massa de terra teria permanecido praticamente a mesma.

Um dos grupos que viviam em Gondwana na época eram os dinossauros abelissaurídeos. Estes eram um grupo de terópodes predadores de topo que podem ter se alimentado de grandes dinossauros, como os titanossauros. No entanto, apesar desse estilo de vida temível, eles foram capazes de derrubar suas enormes presas sem o uso de armas.

Os abelisauros tinham membros anteriores muito reduzidos, mais curtos até do que os do Tiranossauro rex [Crédito: Kabacchi/Flickr]

Muitas espécies de abelissauros tinham membros frontais ainda mais curtos do que os do mais famoso Tyrannosaurus rex e efetivamente inúteis. Isso teria deixado as mãos dos abelissaurídeos incapazes de agarrar, forçando os dinossauros a confiar em suas poderosas cabeças e mandíbulas para capturar presas.

Fósseis desses carnívoros foram encontrados em rochas em toda a África, América do Sul, Índia e Europa que datam do Cretáceo Superior, pouco antes de os dinossauros serem exterminados há 66 milhões de anos.

A Argentina é bem conhecida pelos fósseis de abelisauros, com 35 espécies já descritas do país. Mas quase todos eles são da Patagônia, no sul do país, e comparativamente poucos dos dinossauros foram encontrados no noroeste.

A descrição desta nova espécie a partir de parte de um crânio fornece novos conhecimentos vitais para os cientistas que pesquisam este período da história.

Antepassado abelissaurídeo?

A caixa craniana, incluindo as partes superior e posterior do crânio, foi encontrada na Formação Los Blanquitos, perto de Amblayo, no norte da Argentina, em rochas datadas entre 75 e 65 milhões de anos. Isso significa que este animal viveu pouco antes da extinção em massa do final do Cretáceo, que viu a extinção da maioria dos dinossauros.

Uma característica única deste dinossauro são as fileiras de pequenos orifícios na frente de seu crânio, conhecidos como forames. Os pesquisadores sugeriram que esses buracos poderiam ter permitido que o animal esfriasse, com sangue sendo bombeado para a pele fina na frente da cabeça para liberar calor.

Como muitos abelissaurídeos, o crânio tem uma caixa craniana “notavelmente pequena”, mas mesmo assim, a nova espécie tem um crânio cerca de 70% menor do que qualquer um de seus parentes. Este tamanho reduzido pode apontar para ser um juvenil, mas há evidências conflitantes sobre isso.

Uma falta de clareza semelhante se estende a suas outras características, incluindo partes finas do crânio e, ao contrário de outros abelissaurídeos, falta de chifres. Tem sido sugerido que isso pode significar que a nova espécie está perto da parte inferior da árvore genealógica dos abelissauros ou intimamente relacionada aos ancestrais do resto do grupo.

Guemesia ochoai, cuja caixa craniana estava dentro deste bloco, foi descoberta no norte da Argentina, onde raramente são encontrados abelisauros [Crédito: Anjali Goswami]

Embora alguns dos detalhes ainda não estejam claros, existem características únicas suficientes do dinossauro para convencer os pesquisadores de que é um novo gênero e espécie, que eles chamaram de Guemesia ochoai. É nomeado após o general Martin Miguel de Güemes, um herói da Guerra da Independência Argentina, e Javier Ochoa, um técnico do museu que descobriu o espécime.

Embora muitas questões ainda envolvam o recém-descrito abelissaurídeo, isso se soma a um crescente corpo de evidências sugerindo que o noroeste da Argentina tinha um conjunto único de criaturas, diferente das encontradas em outras partes do mundo neste momento.

Estes incluem tartarugas podocnemidoidae, como Stupendemys Geographicus, um dos maiores répteis aquáticos que já viveram.

Os cientistas agora esperam descobrir mais espécimes de Guemesia ochoai e seus parentes para descobrir mais sobre a vida na antiga Argentina. Eles estão particularmente focados no período imediatamente antes e após a extinção em massa do final do Cretáceo para entender como esse evento maciço moldou a vida na Terra.

Além de Guemesia ochoai, a equipe já descobriu várias outras espécies interessantes, de peixes a mamíferos, que estão descrevendo atualmente.

Anjali explica que ainda há muito a aprender com os fósseis do norte da Argentina.

“Entender grandes eventos globais, como uma extinção em massa, requer conjuntos de dados globais, mas há muitas partes do mundo que não foram estudadas em detalhes e toneladas de fósseis ainda a serem descobertos”, diz ela.

“Deixamos alguns fósseis interessantes no solo em nossa última viagem, sem saber que levaria anos até que pudéssemos voltar aos nossos locais de campo. Agora esperamos que não demore muito mais para terminarmos de escavá-los e descobrir muitas outras espécies desta fauna única.”

Autor: James Ashworth | Fonte: Museu de História Natural [18 de fevereiro de 2022]