DNA antigo de Rapa Nui (Ilha de Páscoa) refuta teoria de colapso populacional

Rapa Nui (Ilha de Páscoa) com suas estátuas gigantescas e paisagem sem árvores fascina pesquisadores há séculos.

Por Universidade de Copenhague – Faculdade de Saúde e Ciências Médicas, com informações de Science Daily.

Amanhecer em Ahu Tongariki, Rapa Nui com cinco estátuas moais
Amanhecer em Ahu Tongariki, Rapa Nui. Crédito: Natalia Solar (licença CC 4.0).

Rapa Nui ou Te Pito o Te Henua (o umbigo do mundo), também conhecida como Ilha de Páscoa, é um dos lugares habitados mais isolados do mundo. Localizada no Pacífico, fica a mais de 1.900 km a leste da ilha polinésia habitada mais próxima e 3.700 km a oeste da América do Sul. Embora a ilha, seus habitantes e sua rica cultura tenham sido extensivamente estudados por arqueólogos, antropólogos e geneticistas, dois elementos-chave da história Rapanui permanecem muito controversos até hoje. Um deles é a teoria do colapso populacional por meio do “ecocídio” nos anos 1600, considerado o resultado da superpopulação e da má gestão de recursos. A outra grande controvérsia é se os ancestrais polinésios dos Rapanui interagiram com os indígenas americanos antes do contato com os europeus em 1722.

A edição da Nature apresenta um estudo genético que lança luz sobre esses dois debates relacionados à história Rapanui, examinando os genomas de 15 indivíduos Rapanui que viveram entre 1670 e 1950. Os restos mortais desses 15 indivíduos estão atualmente hospedados no Musée de l’Homme, em Paris. O novo estudo foi realizado por uma equipe internacional de cientistas e foi liderado pelo professor assistente Víctor Moreno-Mayar do Globe Institute da Universidade de Copenhague (Dinamarca), e pela estudante de doutorado Bárbara Sousa da Mota e pela professora associada Anna-Sapfo Malaspinas da Faculdade de Biologia e Medicina da Universidade de Lausanne (Suíça), em estreita colaboração com colegas em Rapa Nui, bem como na Áustria, França, Chile, Austrália e EUA.

O colapso que nunca aconteceu

A história dos Rapanui tem sido frequentemente apresentada como um conto de advertência contra a superexploração de recursos pela humanidade. Depois que os polinésios do oeste povoaram a ilha por volta de 1250, a paisagem de Rapa Nui mudou drasticamente. Estátuas de pedra imponentes — os moai — foram esculpidas e colocadas em todos os cantos da ilha, enquanto sua floresta original de milhões de palmeiras diminuiu e, por volta de 1600, estava quase extinta. De acordo com a teoria do “ecocídio”, uma população de mais de 15.000 indivíduos Rapanui desencadeou essas mudanças que levaram a um período de escassez de recursos, fome, guerra e até mesmo canibalismo, culminando em um colapso populacional catastrófico.

“Embora esteja bem estabelecido que o ambiente de Rapa Nui foi afetado por atividade antropogênica, como desmatamento, não sabíamos se ou como essas mudanças levaram a um colapso populacional”, comenta Anna-Sapfo Malaspinas, Professora Associada na Universidade de Lausanne e líder de grupo no SIB Swiss Institute of Bioinformatics, Suíça, última autora do estudo.

Os pesquisadores analisaram os genomas dos indivíduos Rapanui Antigos esperando encontrar uma assinatura genética de um colapso populacional, como uma queda repentina na diversidade genética. Mas, surpreendentemente, os dados não continham nenhuma evidência de um colapso populacional nos anos 1600.

“Nossa análise genética mostra uma população em crescimento estável do século XIII até o contato com os europeus no século XVIII. Essa estabilidade é crítica porque contradiz diretamente a ideia de um colapso populacional dramático antes do contato”, diz Bárbara Sousa da Mota, pesquisadora da Faculdade de Biologia e Medicina da Universidade de Lausanne e primeira autora do estudo.

Por meio de sua análise genética, Moreno-Mayar, Sousa da Mota, Malaspinas e seus colegas não apenas forneceram evidências contra a teoria do colapso, mas também enfatizaram a resiliência da população Rapanui diante dos desafios ambientais ao longo de vários séculos até as rupturas coloniais que o contato europeu trouxe após 1722.

Os polinésios chegaram às Américas?

Outro debate que tem atormentado pesquisadores por décadas é se os polinésios chegaram às Américas. Embora a navegação marítima de longa distância usando embarcações de madeira provavelmente tenha parado depois que a floresta Rapa Nui desapareceu, evidências arqueológicas e genéticas de indivíduos contemporâneos sugerem que viagens às Américas ocorreram. No entanto, estudos anteriores analisando pequenas quantidades de DNA de antigos polinésios rejeitaram a hipótese de que viagens transpacíficas ocorreram. Assim, essas descobertas questionaram se os polinésios chegaram às Américas e sugeriram que o contato inferido com base em dados genéticos atuais foi mediado pela atividade colonial europeia após 1722.

Ao gerar genomas antigos de alta qualidade dos 15 indivíduos Rapanui, a equipe aumentou substancialmente a quantidade de dados genômicos da ilha e descobriu que cerca de dez por cento do pool genético Rapanui tem origem indígena americana. Mas, mais importante, eles foram capazes de inferir que ambas as populações se encontraram antes da chegada dos europeus na ilha e nas Américas.

“Nós investigamos como o DNA indígena americano foi distribuído pelo background genético polinésio dos Rapanui. Essa distribuição é consistente com um contato que ocorreu entre os séculos XIII e XV”, diz o primeiro autor Víctor Moreno-Mayar, professor assistente na Seção de Geogenética do Globe Institute, Universidade de Copenhague.

“Embora nosso estudo não possa nos dizer onde esse contato ocorreu, isso pode significar que os ancestrais Rapanui chegaram às Américas antes de Cristóvão Colombo”, diz Malaspinas.

No geral, os resultados do novo estudo ajudam a resolver debates de longa data que levaram a anos de especulação em torno da história dos Rapanui.

“Pessoalmente, acredito que a ideia do ecocídio é montada como parte de uma narrativa colonial. Essa é a ideia de que esses povos supostamente primitivos não conseguiram administrar sua cultura ou recursos, e isso quase os destruiu. Mas a evidência genética mostra o oposto. Embora tenhamos que reconhecer que a chegada dos humanos mudou dramaticamente o ecossistema, não há evidências de um colapso populacional antes da chegada dos europeus à ilha. Então, podemos deixar essas ideias de lado agora”, diz Moreno-Mayar.

“Muitos pensavam que os atuais Rapanui carregavam ancestralidade genética indígena americana devido à atividade colonial europeia. Mas, em vez disso, os dados sugerem fortemente que os Rapanui e os indígenas americanos se encontraram e se misturaram séculos antes dos europeus chegarem a Rapa Nui ou às Américas. Acreditamos que isso significa que os Rapanui eram capazes de viagens ainda mais formidáveis ​​pelo Pacífico do que as estabelecidas anteriormente”, acrescenta Sousa da Mota.

Esforços futuros de repatriação

Mais importante, os cientistas mantiveram discussões face a face com membros da comunidade Rapanui e da “Comision Asesora de Monumentos Nacionales” em Rapa Nui (CAMN). Essas discussões permitiram orientar a pesquisa e definir um conjunto de questões de pesquisa que eram igualmente de alto interesse para os cientistas e a comunidade. Por exemplo, a equipe conseguiu mostrar que as populações mais próximas dos antigos Rapanui são de fato aquelas que vivem atualmente na ilha.

“Vimos que os arquivos do museu contêm erros e rótulos incorretos. Agora que estabelecemos que esses 15 indivíduos eram de fato Rapanui, sabemos que eles pertencem à ilha”, diz Moana Gorman Edmunds, arqueóloga em Rapa Nui e coautora do estudo.

Além disso, quando os resultados contínuos foram apresentados aos representantes da comunidade Rapanui, a necessidade de repatriar seus ancestrais foi discutida como um objetivo central para esforços futuros imediatos.

“Agora temos um forte argumento baseado em fatos para começar uma discussão importante sobre como e quando esses restos mortais devem ser devolvidos à ilha. Além disso, por meio do CAMN, a comunidade Rapanui permanecerá no controle de quem obtém os dados genéticos de nossos ancestrais e para que eles os usam”, acrescenta Gorman Edmunds.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela University of Copenhagen – The Faculty of Health and Medical SciencesNota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Multimídia relacionada :

Referência do periódico :
J. Víctor Moreno-Mayar, Bárbara Sousa da Mota, Tom Higham, Signe Klemm, Moana Gorman Edmunds, Jesper Stenderup, Miren Iraeta-Orbegozo, Véronique Laborde, Evelyne Heyer, Francisco Torres Hochstetter, Martin Friess, Morten E. Allentoft, Hannes Schroeder, Olivier Delaneau, Anna-Sapfo Malaspinas. Ancient Rapanui genomes reveal resilience and pre-European contact with the AmericasNature, 2024; 633 (8029): 389 DOI: 10.1038/s41586-024-07881-4