Quando se trata de mau hálito, algumas interações bacterianas realmente fedem

A bactéria oral Streptococcus gordonii ativa outra espécie bacteriana, Fusobacterium nucleatum, para produzir grandes quantidades de metil mercaptano, um composto responsável pelo mau hálito.

Por Universidade de Osaca com informações de Science Daily.

Ilustração em preto e branco de um homem cheirando seu hálito em sua mão
Ilustração criada com Freepik AI.

Ter mau hálito realmente fede! Agora, investigadores do Japão relatam que uma combinação específica de bactérias na nossa boca pode ser responsável pela produção de alguns odores muito desagradáveis.

Num estudo publicado no mês passado na mSystems , investigadores da Universidade de Osaka revelaram que a interação entre dois tipos comuns de bactérias orais leva à produção de um composto químico que é uma das principais causas do mau hálito.

O mau hálito é causado por compostos voláteis produzidos quando as bactérias na boca digerem substâncias como sangue e partículas de alimentos.

Um dos compostos mais cheirosos é o metil mercaptano (CH 3 SH), produzido por micróbios que vivem ao redor dos dentes e na superfície da língua.

No entanto, pouco se sabe sobre quais espécies bacterianas específicas estão envolvidas neste processo.

“A maioria dos estudos anteriores que investigaram bactérias orais produtoras de CH 3 SH usaram enzimas isoladas ou volumes de cultura relativamente pequenos”, explica o principal autor do estudo, Takeshi Hara.

“Neste estudo, pretendemos criar um ambiente mais realista para investigar a produção de CH 3 SH pelas principais bactérias orais.”

Para fazer isso, os pesquisadores desenvolveram um sistema de cocultura anaeróbica de grande volume que lhes permitiu testar as interações entre vários tipos diferentes de bactérias que vivem na boca.

Este sistema foi capaz de testar tanto as interações físicas diretas entre as bactérias, como também se estas espécies poderiam afetar-se mutuamente à distância, por exemplo, secretando substâncias ativas.

“Os resultados foram muito intrigantes”, diz Masae Kuboniwa, autor sênior.

“Descobrimos que o Fusobacterium nucleatum produz grandes quantidades de CH 3 SH em resposta ao Streptococcus gordonii , outra bactéria oral.”

Ao utilizar traçadores de isótopos estáveis ​​e analisar a expressão genética, os investigadores mostraram que o S. gordonii liberta uma substância chamada ornitina, que estimula o F. nucleatum a produzir mais de uma molécula chamada poliamina.

Como F. ​​nucleatum necessita de metionina para produzir poliamina, esta produção aumentada de poliamina ativa sua via de recuperação de metionina, que por sua vez resulta no aumento da produção de CH 3 SH.

“Em conjunto, essas descobertas sugerem que a produção de CH 3 SH na boca é impulsionada pela interação entre S. gordonii e F. nucleatum ”, diz Hara.

Compreender como estas duas espécies bacterianas trabalham juntas para causar mau hálito pode ser útil no desenvolvimento de formas de tratar ou mesmo prevenir o mau hálito. Além disso, dado que o mau hálito está frequentemente associado à doença periodontal, tratar este sintoma precocemente pode ajudar a prevenir danos mais graves no futuro.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade de Osaka . Nota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Referência do periódico :
Takeshi Hara, Akito Sakanaka, Richard J. Lamont, Atsuo Amano, Masae Kuboniwa. Interspecies metabolite transfer fuels the methionine metabolism of Fusobacterium nucleatum to stimulate volatile methyl mercaptan productionmSystems, 2024; DOI: 10.1128/msystems.00764-23