Pesquisadores descobrem possíveis ligações do microbioma com o envelhecimento da pele

Nova análise revela como o microbioma da pele pode estar associado às rugas e à saúde da pele

Por Universidade da Califórnia – San Diego, com informações de Science Daily.

Os efeitos do envelhecimento e de fatores externos como a exposição aos raios UV na pele estão bem documentados. À medida que as pessoas envelhecem ou passam mais tempo ao sol, a pele tende a ficar mais seca e enrugada,

Descobertas recentes identificaram uma nova e potencial ligação com sinais de envelhecimento da pele – o microbioma da pele, o conjunto de microrganismos que habita a nossa pele. Os resultados vêm de um estudo colaborativo realizado por pesquisadores do Centro de Inovação em Microbiomas (CMI) da Universidade da Califórnia em San Diego (UC San Diego) e da L’Oréal Research and Innovation.

Seu trabalho foi publicado na Frontiers in Aging em 11 de janeiro de 2024, em um artigo intitulado “Uma análise de vários estudos permite a identificação de possíveis características microbianas associadas aos sinais de envelhecimento da pele”. Tanto quanto é do conhecimento da equipe, o estudo é o primeiro a isolar micróbios associados especificamente a sinais de envelhecimento e saúde da pele, em vez da idade cronológica.

Combinando as sofisticadas habilidades de análise de dados do CMI com o conhecimento e experiência da L’Oréal em avaliação da saúde da pele, o estudo examinou exaustivamente os dados coletados durante 13 estudos que a L’Oréal realizou no passado, consistindo em dados de sequência de amplicons 16S rRNA e dados clínicos da pele correspondentes para mais de 650 participantes do sexo feminino, com idades entre 18 e 70 anos. Embora cada um dos estudos incluídos na análise tenha se concentrado em uma área específica de interesse – por exemplo, rugas de pés de galinha ou perda de umidade – esta análise de vários estudos compilou os dados para procurar tendências relacionadas com micróbios específicos, tendo em conta outras variáveis, como a idade.

“Estudos anteriores demonstraram que os tipos de micróbios na nossa pele mudam de forma bastante previsível com a idade”, disse o autor correspondente Se Jin Song, Diretor de Pesquisa do CMI. “Nossa pele também muda fisiologicamente com a idade; por exemplo, ganhamos rugas e nossa pele fica mais seca. Mas há variação na aparência disso nas pessoas – você provavelmente já percebeu que há algumas pessoas que parecem mais jovens ou mais velhas. pele do que muitos outros da mesma idade. Usando métodos estatísticos avançados, fomos capazes de separar os micróbios associados a esses tipos de sinais de envelhecimento da pele, como rugas de pés de galinha, daqueles associados simplesmente à idade como um número cronológico. “

Duas tendências notáveis ​​emergiram da análise. Primeiro, a equipe encontrou uma associação positiva entre a diversidade do microbioma da pele e as linhas cantonais laterais (rugas de pés de galinha), que geralmente são vistas como um dos principais sinais de envelhecimento da pele. Em segundo lugar, observaram uma correlação negativa entre a diversidade do microbioma e a perda de água transepidérmica, que é a quantidade de humidade que evapora através da pele. Ao explorar ainda mais as tendências, os investigadores identificaram vários biomarcadores potenciais que merecem investigação como microrganismos de interesse. Seria prematuro inferir a causa ou insights acionáveis, mas os resultados do estudo forneceram aos pesquisadores orientações sobre os próximos passos para aprimorar a compreensão das associações microbianas com o envelhecimento da pele.

“Na L’Oréal, nosso compromisso é criar produtos de beleza que atendam às necessidades únicas de cada indivíduo. Nossa recente colaboração com o Centro de Inovação de Microbiomas esclareceu o papel do microbioma da pele no envelhecimento, particularmente na forma como afeta as rugas. e a qualidade geral da pele”, disse o coautor Qian Zheng, Chefe de Pesquisa Avançada, América do Norte da L’Oréal. “Esta pesquisa é inovadora na identificação de novos biomarcadores microbianos ligados a sinais visíveis de envelhecimento, como rugas de pés de galinha. Ela marca um passo significativo no desenvolvimento de tecnologias para uma pele mais saudável e jovem. Esperamos compartilhar novos resultados assim que estiverem disponíveis, promovendo o compreensão da comunidade científica e sua contribuição para o avanço de novas soluções para cuidados com a pele.”

Os caminhos futuros de investigação sugeridos pela equipe incluem trabalho de metabolômica para descobrir biomarcadores químicos relacionados ao envelhecimento da pele, bem como pesquisas de metatranscriptômica em alvos potenciais para engenharia genética. A pesquisa em outras camadas da pele também foi considerada, já que muitos estudos se concentram na parte externa da pele devido à facilidade de coleta de amostras.

“Embora as descobertas do estudo representem um avanço no nosso conhecimento do microbioma da pele, nós as vemos como apenas o começo de uma nova fase de pesquisa”, disse o coautor Rob Knight, diretor do corpo docente do CMI e professor de Pediatria, Bioengenharia, Computação. Ciência e Engenharia e Ciência de Dados na UC San Diego. “Ao confirmar a ligação entre o microbioma e a saúde da pele, estabelecemos as bases para estudos adicionais que descubram biomarcadores específicos do microbioma relacionados com o envelhecimento da pele e, um dia, mostrem como modificá-los para gerar recomendações novas e altamente direcionadas para a pele. saúde.”

Coautores adicionais incluem Tyler Myers, Shi Huang e Shalisa T. Hansen, todos da UC San Diego; e Amina Bouslimani, Cecile Clavaud, Anissa Azouaoui, Alban Ott, Audrey Gueniche, Charbel Bouez, Luc Aguilar e Magali Moreau, todos da L’Oréal Research and Innovation.

O estudo foi financiado através de um acordo de pesquisa patrocinado entre a L’Oréal Research and Innovation e o Center for Microbiome Innovation da UC San Diego.

Divulgação: Amina Bouslimani, Cecile Clavaud, Anissa Azouaoui, Alban Ott, Audrey Gueniche, Charbel Bouez, Qian Zheng, Luc Aguilar e Magali Moreau são todos funcionários da L’Oréal Research and Innovation. Os demais autores declaram não haver potencial conflito de interesses.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pela Universidade da Califórnia – San Diego . Original escrito por Cassidy Symons. Nota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Referência do periódico :
Tyler Myers, Amina Bouslimani, Shi Huang, Shalisa T. Hansen, Cécile Clavaud, Anissa Azouaoui, Alban Ott, Audrey Gueniche, Charbel Bouez, Qian Zheng, Luc Aguilar, Rob Knight, Magali Moreau, Se Jin Song. A multi-study analysis enables identification of potential microbial features associated with skin aging signs. Frontiers in Aging, 2024; 4 DOI: 10.3389/fragi.2023.1304705