Restrição extrema de calorias pode aumentar bactérias perigosas no intestino, mostra estudo

Uma nova pesquisa mostra que as dietas de muito baixo teor calórico podem alterar significativamente o microbioma intestinal, levando ao aumento dos níveis da bactéria patogênica Clostridioides difficile, conhecida por ser uma causa de diarreia severa e inflamação no intestino.

Com informações de Science Alert.

Embora os participantes do estudo não tenham mostrado nenhum sinal de problemas de saúde, a presença de mais Clostridioides difficile levanta algumas questões importantes sobre como nossos microbiomas intestinais estão ligados à perda de peso.

Para os fins do estudo, 80 mulheres com sobrepeso e obesas foram selecionadas e monitoradas por 16 semanas, metade das quais seguiu uma dieta com muito baixas calorias – uma dieta extrema, muitas vezes administrada por médicos, que limita as pessoas a apenas 800 calorias por dia na forma líquida. A outra metade manteve o peso corporal existente.

Nossos microbiomas intestinais tendem a ser únicos e podem conter trilhões de diferentes microrganismos. O grupo que fez dieta perdeu peso, mas também houve mudanças significativas na composição das bactérias em seus intestinos. Para começar, havia menos diversidade e uma diminuição nos microrganismos intestinais em geral.

“Nossos resultados ressaltam que o papel das calorias no controle de peso é muito mais complexo do que simplesmente quanta energia uma pessoa está ingerindo”, diz o microbiologista Peter Turnbaugh, da Universidade da Califórnia em San Francisco.

“Descobrimos que essa dieta de muito baixo teor calórico alterou profundamente o microbioma intestinal, incluindo uma diminuição geral das bactérias intestinais.”

Para o próximo estágio da pesquisa, os cientistas transplantaram amostras fecais de cinco indivíduos que perderam mais peso em ratos projetados para não terem microbioma e os compararam com ratos que receberam transplantes de amostras pré-dieta.

Embora as dietas dos ratos não tenham mudado, aqueles que receberam amostras pós-dieta perderam em média 10% de sua massa corporal total, enquanto outros permaneceram relativamente os mesmos.

O sequenciamento realizado nos microbiomas de camundongos revelou a abundância de C. difficile. Embora a bactéria ocorra naturalmente em nossos intestinos, ela geralmente é controlada pelo processo de metabolismo da gordura que ocorre quando comemos.

Com base nesses resultados, dietas com muito poucas calorias parecem remover os controles sobre as bactérias. Também fez com que o C. difficile mudasse seu metabolismo e tomasse mais açúcar, deixando menos para seus hospedeiros, observaram os pesquisadores.

(Silvia Otte/Stone/Getty Images)

Os níveis de C. difficile também podem aumentar como resultado de tratamentos com antibióticos, levando a problemas do sistema digestivo – como diarreia intratável – que às vezes pode ser fatal.

“Pudemos mostrar que o C. difficile produziu as toxinas tipicamente associadas a essa bactéria e que era disso que dependia a perda de peso dos animais”, disse o endocrinologista Joachim Spranger, da Charité – Universitätsmedizin Berlin.

“Apesar disso, nem os participantes nem os animais mostraram sinais relevantes de inflamação intestinal.”

Embora os efeitos nocivos que normalmente seriam esperados do C. difficile não tenham aparecido em humanos ou camundongos, isso poderia ter mudado se a dieta tivesse continuado, dizem os pesquisadores – e eles estão ansiosos para enfatizar que esta bactéria potencialmente perigosa não deve ser visto como um atalho para perda de peso grave.

Resta “muita biologia para desempacotar aqui” de acordo com Turnbaugh – não menos importante o papel que C. difficile está desempenhando aqui fora de seus gatilhos inflamatórios usuais, e como o “microbioma faminto” que parece se desenvolver após dietas de calorias extremamente baixas muda a maneira como nosso intestino processa alimentos e energia.

Estudos futuros envolvendo amostras maiores de pessoas devem ajudar a responder algumas dessas questões restantes, mas a pesquisa atual é outro lembrete de quão importante é o microbioma intestinal – e mais adiante, como podemos ser capazes de ajustá-lo com segurança para ajudar indivíduos com obesidade.

“Várias linhas de pesquisa mostram que o microbioma intestinal pode impedir ou aumentar a perda de peso”, diz Turnbaugh.

“Queremos entender melhor como as dietas comuns para perda de peso podem impactar o microbioma e quais são as consequências para a saúde e as doenças.”

A pesquisa foi publicada na Nature.