Médicos identificam mutações genéticas nunca antes vistas que levaram à fome insaciável de 2 crianças

Duas crianças desenvolveram fome insaciável e obesidade severa devido a raras mutações genéticas, relataram seus médicos.

Com informações de Science Alert.

Duas crianças não aparentadas mostraram fome insaciável ou hiperfagia. Ambos os casos foram causados ​​por variantes genéticas raras no DNA das crianças. (Crédito da imagem: Aleksandr Zubkov via Getty Images)

Duas crianças que experimentaram fome intensa e insaciável que as levou a comer demais têm mutações genéticas raras e nunca antes vistas que interferem na leptina, um hormônio chave que ajuda a dizer ao corpo quando está cheio, diz um novo relatório de caso.

Depois que as células de gordura branca produzem leptina, ela se conecta ao tronco cerebral e ao hipotálamo, regiões do cérebro que ajudam a controlar o apetite. Enquanto o “hormônio da fome” grelina flutua constantemente, aumentando com os jejuns e caindo após a ingestão de alimentos, os níveis de leptina permanecem relativamente estáveis ​​e estão relacionados à quantidade total de gordura branca do corpo. Assim, a leptina informa ao corpo quanta energia ele armazenou em gordura e muda o corpo para o “modo de fome” quando esses estoques caem muito.

Raramente, as pessoas podem carregar mutações genéticas que interferem na produção ou secreção de leptina ou bloqueiam efetivamente seus efeitos no cérebro. Antes do novo relato de caso, publicado na quarta-feira (14 de junho) no The New England Journal of Medicine, os cientistas haviam encontrado 21 variantes genéticas que mexiam com a produção, liberação ou sensibilidade da leptina, resultando em fome insaciável, conhecida como hiperfagia.

No novo relato de caso, os autores descrevem duas crianças não aparentadas, um menino de 14 anos e uma menina de 2 anos, que carregavam mutações genéticas desreguladoras da leptina ligeiramente diferentes.

Ambas as crianças tinham altos níveis de leptina no sangue, o que coincidia com seus altos percentuais de gordura corporal. Depois de descartar as síndromes de Prader-Willi e Bardet-Biedl – duas outras condições genéticas raras que podem levar a um aumento do apetite e ganho de peso na infância – os médicos verificaram o gene da leptina de cada criança, chamado LEP. Eles descobriram que cada criança carregava uma versão distinta, ou variante, do gene LEP; chamaram o menino de P64S e a menina G59S. Esses genes codificavam versões ligeiramente modificadas da leptina.

Por meio de estudos com células humanas em pratos de laboratório, a equipe testou quão bem a leptina das crianças se ligava ao receptor que normalmente se conectava no cérebro. Ambas as versões de leptina ligaram-se ao receptor, mas desencadearam “sinalização marginal, se houver”. Na presença de leptina normal, as versões variantes bloquearam o receptor e não permitiram que a leptina normal se conectasse.

Assim, embora as crianças produzissem grandes quantidades de leptina modificada, o hormônio não conseguia sinalizar ao cérebro que seus corpos continham grandes quantidades de energia armazenada. Sem esse sinal, o apetite das crianças não poderia ser saciado – seus cérebros tentavam compensar um déficit de energia que não existia.

Para tratar as crianças, os médicos forneceram metreleptina, uma forma sintética de leptina. No início, as duas crianças precisaram de “doses mais altas do que o normal” do tratamento para superar os efeitos de suas variantes de leptina no cérebro. Ambas as crianças também participaram de programas de jejum e exercícios, para ajudar a reduzir a gordura branca e, portanto, a produção de leptina. Isso “eventualmente evocou uma resposta terapêutica, com normalização da ingestão de alimentos, saciedade e perda de peso”, escreveram os autores no relato do caso.

Ambas as crianças desenvolveram anticorpos contra a metreleptina, o que seus médicos esperavam, mas isso não pareceu afetar a eficácia da droga. Não houve efeitos colaterais graves e “ambos os pacientes atingiram peso quase normal”.