Vulcão Kilauea em erupção no Havaí está expelindo névoa e pode lançar cacos de vidro

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na semana passada. O vento ao redor do local da erupção pode transportar fumaça vulcânica e finos cacos de vidro pela Ilha Havaí (Big Island).

Com informações de Science Alert.

O vulcão Kilauea começou a entrar em erupção por volta das 4h44, horário local, em 7 de junho de 2023 na Ilha Havaí
(Big Island). (Crédito da imagem: United States Geological Survey/Folheto/Agência Anadolu via Getty Images)

Em uma erupção ardente e contínua, o vulcão Kilauea, no Havaí, começou a expelir lava em 7 de junho, enviando rocha derretida para a cratera circundante e atingindo temperaturas de até 2.100 graus Fahrenheit (1.150 graus Celsius), de acordo com o US Geological Survey (USGS ) .

Kilauea , localizado na Ilha Havai (Big Island), é um dos vulcões mais ativos do mundo e está em erupção quase continuamente desde 1983. O USGS considerou brevemente a erupção um código vermelho, o nível de alerta de risco mais alto, mas rebaixou para laranja no dia seguinte “porque as altas taxas iniciais de efusão diminuíram e nenhuma infraestrutura está ameaçada”, disse o USGS em um comunicado de 8 de junho, acrescentando que a lava da erupção está confinada à cratera Halema’uma’u no cume do Kilauea.

No entanto, as autoridades alertaram na quarta-feira (14 de junho) que altos níveis de poluição vulcânica, conhecida como “vog”, da erupção podem viajar na direção do vento e afetar potencialmente a qualidade do ar. Eles acrescentaram que a erupção pode brotar de fibras de vidro finas e afiadas chamadas de cabelo de Pele, em homenagem a Pele (PEH-leh), a deusa havaiana do fogo e dos vulcões. Assemelhando-se a palhas douradas de feno, os fios são formados quando bolhas de gás na lava surgem na superfície e depois esfriam em agulhas de vidro transparente. Se o cabelo de Pele for soprado contra o vento, pode irritar os olhos e a pele das pessoas ou contaminar a água potável.

“A pele das bolhas que estouram voa para fora, e parte da pele fica esticada em fios muito longos, às vezes com cerca de 0,6 metro de comprimento”, Don Swanson, ex-geólogo pesquisador da o Hawaiian Volcano Observatory, disse ao Live Science em 2018. “Imagine inalar pequenas lascas de vidro. Isso é o que é o cabelo do Pele. Ele pode inflamar e irritar qualquer coisa que entre em contato com ele.”

A poluição vulcânica do vulcão Kilauea pode viajar na direção do vento e potencialmente afetar a qualidade do ar.  (Crédito da imagem: United States Geological Survey/Folheto/Agência Anadolu via Getty Images)

No primeiro dia da erupção, o calor extremo da lava criou vórtices de vento que sugavam cinzas e espalhavam pedaços de lava pela cratera Halemaʻumaʻu – um evento que o The Weather Channel apelidou de “vulcão-nado”, mas o USGS chamou de turbilhão ou vórtice de vento. A última erupção do Kilauea começou no início de janeiro e durou cerca de três meses.

“Esses vulcões precisam estar ocupados para criar essas ilhas no meio do Pacífico e certamente permanecem assim”, disse Ken Hon, cientista responsável pelo USGS Hawaiian Volcano Observatory, à KHON2, uma estação de notícias local em Havaí. “Assim como as pessoas têm fases comportamentais, nossos vulcões têm fases comportamentais das quais entram e saem”.

Uma das erupções mais catastróficas do Kilauea ocorreu em 2018, quando a lava fluiu como um rio pelas áreas residenciais da Ilha Havaí e destruiu mais de 700 casas em um período de quatro meses, de acordo com o National Park Service. Considerada um código vermelho, a erupção de 2018 ocorreu várias horas depois que fortes terremotos sacudiram a Ilha Havaí.

Os cientistas do Hawaiian Volcano Observatory continuam a fornecer atualizações diárias sobre a atual erupção do Kilauea.