‘Pokémonas’: descoberta de bactérias relacionadas a parasitas pulmonares, em homenagem a Pokémon

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Colônia descobriu bactérias anteriormente não descritas em amebas que estão relacionadas à Legionella e podem até causar doenças. Os pesquisadores do grupo de trabalho do professor Dr. Michael Bonkowski no Instituto de Zoologia chamaram uma das bactérias recém-descobertas de ‘Pokémonas’ porque elas vivem em amebas esféricas, comparáveis ​​aos Pokémon do videogame, que são pegos em bolas. Os resultados de sua pesquisa foram publicados na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology .

Pela The University of Cologne, publicado por Phys.

Imagem de microscópio óptico de uma Thecofilosea amoebae com bactéria Legionellales intracelular (‘Ca. Pokemonas kadabra’). As bactérias foram coradas de vermelho pela chamada ‘hibridização fluorescente in situ’. Crédito: Marcel Dominik Solbach

As bactérias da ordem Legionellales há muito tempo são de interesse científico porque algumas dessas bactérias são conhecidas por causar doenças pulmonares em humanos e animais – como a “doença dos legionários”, que é causada pela espécie Legionella pneumophila e às vezes pode ser fatal.

As bactérias Legionellales vivem e se multiplicam como parasitas intracelulares nas células dos organismos como hospedeiros. Em particular, os hospedeiros de Legionellales são amebas. O termo ‘ameba’ é usado para descrever uma variedade de microrganismos que não estão intimamente relacionados, mas compartilham uma forma variável e locomoção rastejante por meio de pseudópodes.

“Queríamos fazer a triagem de amebas para Legionellales e escolhemos para nossa pesquisa um grupo de amebas que não tivesse nenhuma relação próxima com os hospedeiros que foram estudados anteriormente. A escolha recaiu sobre o grupo de amebas Thecofilosea, que muitas vezes é esquecido pelos pesquisadores”, explica Marcel Dominik Solbach.

ilustração de uma Thecofilosea amoebae com bactéria Legionellales intracelular (‘Ca. Pokemonas kadabra’). Crédito: Marcel Dominik Solbach

E, de fato, os Thecofilosea esféricos servem como organismos hospedeiros para Legionellales. Em Thecofilosea amoebae de amostras ambientais, os cientistas foram capazes de detectar várias espécies de Legionellales, incluindo dois gêneros anteriormente não descritos e uma espécie não descrita do gênero Legionella. “Os resultados mostram que a gama de organismos hospedeiros conhecidos dessas bactérias é consideravelmente mais ampla do que se pensava anteriormente. Além disso, essas descobertas sugerem que muito mais amebas podem servir como hospedeiros para Legionellales – e, portanto, potencialmente como vetores de doenças. , agora estamos sequenciando o genoma completo dessas bactérias “, disse o Dr. Kenneth Dumack, que liderou o projeto.

No futuro, essas novas descobertas devem ajudar a entender melhor como as bactérias Legionellales se relacionam entre si, e esclarecer suas interações com seus hospedeiros, bem como as rotas de infecção, a fim de prevenir surtos da doença em humanos.

Os pesquisadores chamaram um dos gêneros de bactérias que descobriram de “Pokemonas”. O nome do gênero “Pokémonas” é um jogo de palavras baseado na franquia de videogame “Pokémon”, que celebra seu 25º aniversário este ano e com a qual a maioria dos alunos, alunos e pais deveriam estar familiarizados. O nome alude ao estilo de vida intracelular das bactérias na Thecofilosea amoebae em forma de bola, porque nos jogos da série “Pokémon ‘, pequenos monstros são pegos nas bolas, muito parecido com” Pokémonas’ na Thecofilosea.

Fonte da história: Materiais fornecidos pela Universidade de Colônia .

Mais informações: Marcel Dominik Solbach et al. Novos endossimbiontes em amebas rizarianas implicam em infecção universal de amebas de vida livre não relacionadas por Legionellales, Frontiers in Cellular and Infection Microbiology (2021). DOI: 10.3389 / fcimb.2021.642216