O genoma humano mais antigo do sul da Espanha

Um novo estudo relata dados genômicos de um indivíduo de 23.000 anos que viveu no que provavelmente era o lugar mais quente da Europa no auge da última Idade do Gelo.

Por Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva com informações de Science Daily.

Visão geral da Cueva de Malalmuerzo. © Pedro Cantalejo

Uma equipe internacional de pesquisadores analisou o DNA humano antigo de vários sítios arqueológicos na Andaluzia, no sul da Espanha. O estudo relata o genoma mais antigo até hoje de Cueva de Malalmuerzo, no sul da Espanha, bem como os genomas de 7.000 a 5.000 anos dos primeiros agricultores de outros locais conhecidos, como Cueva de Ardales.

O genoma humano mais antigo recuperado no extremo sul da Espanha acrescenta uma importante peça do quebra-cabeça à história genética da Europa.

A Península Ibérica desempenha um papel importante na reconstrução da história da população humana. Como um beco sem saída geográfico no sudoeste da Europa, é por um lado considerado um refúgio durante a última Idade do Gelo com suas drásticas flutuações de temperatura. Por outro lado, pode ter sido um dos pontos de partida para a recolonização da Europa após o máximo glacial. De fato, estudos anteriores relataram os perfis genômicos de caçadores-coletores de 13.000 a 8.000 anos de idade da Península Ibérica e forneceram evidências da sobrevivência e continuação de uma linhagem paleolítica muito mais antiga que foi substituída em outras partes da Europa e é não mais detectável.

Após a morte de um organismo, seu DNA só é preservado por um determinado período de tempo e sob condições climáticas favoráveis. Extrair DNA de restos antigos de climas quentes e secos é um grande desafio para os pesquisadores. Na Andaluzia, no sul da atual Espanha, as condições climáticas são semelhantes às do norte da África – no entanto, o DNA foi recuperado com sucesso de indivíduos humanos de 14.000 anos de uma caverna no Marrocos. O novo estudo preenche lacunas temporais e espaciais cruciais. Os pesquisadores agora podem investigar diretamente o papel do sul da Península Ibérica como um refúgio para as populações da Idade do Gelo e potenciais contatos populacionais através do Estreito de Gibraltar durante a última Era do Gelo, quando os níveis do mar eram muito mais baixos do que hoje.

No lugar certo na hora certa

Dente humano recuperado de Cueva de Malalmuerzo. © Pedro Cantalejo

A ancestralidade genética dos indivíduos do centro e sul da Europa que viveram antes do Último Máximo Glacial (24.000 a 18.000 anos antes de hoje) difere daqueles que recolonizaram a Europa posteriormente. No entanto, a situação na Europa Ocidental não era clara até agora devido à falta de dados genômicos de períodos críticos. O indivíduo de 23.000 anos de Cueva del Malalmuerzo, perto de Granada, finalmente acrescenta dados da época em que grandes partes da Europa estavam cobertas por enormes mantos de gelo. O estudo descreve uma ligação genética direta entre um indivíduo de 35.000 anos da Bélgica e o novo genoma de Malalmuerzo. “Graças à alta qualidade de nossos dados, conseguimos detectar vestígios de uma das primeiras linhagens genéticas que se estabeleceram na Eurásia há 45.000 anos. É importante ressaltar que encontramos semelhanças com uma linhagem de 35,

O indivíduo de Cueva del Malalmuerzo não apenas se liga a períodos anteriores de colonização, mas também aos caçadores-coletores do sul e oeste da Europa que viveram muito depois da última Idade do Gelo. Também confirma o importante papel da Península Ibérica como refúgio para as populações humanas durante a última Idade do Gelo. A partir daí, os humanos migraram para o norte e para o leste assim que as camadas de gelo recuaram. “Com Malalmuerzo, conseguimos encontrar o lugar certo e o período certo para rastrear um grupo humano paleolítico de volta a um dos refúgios da Idade do Gelo propostos. É notável encontrar um legado genético tão duradouro na Península Ibérica, especialmente já que essa ancestralidade pré-Idade do Gelo há muito desapareceu em outras partes da Europa”, acrescenta o autor sênior Wolfgang Haak, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva.

Mais peças do quebra-cabeça da história humana

Arte rupestre de Cueva de Malalmuerzo. © Pedro Cantalejo

Curiosamente, os autores não encontraram nenhuma ligação genética entre o sul da Península Ibérica e o norte da África – apesar de uma distância de apenas 13 quilômetros através do Mar Mediterrâneo e paralelos no registro arqueológico. “Em Malalmuerzo, não encontramos evidências de uma contribuição genética de linhagens do norte da África e, inversamente, não há evidências de uma contribuição genética do sul da Espanha nos genomas dos indivíduos de 14.000 anos da caverna Taforalt, no Marrocos”. acrescenta Gerd-Christian Weniger, da Universidade de Colônia. “Por que o Estreito de Gibraltar era uma barreira no final da última Idade do Gelo ainda é uma das questões não resolvidas da pesquisa arqueológica na região do Mediterrâneo ocidental.”

O estudo também inclui alguns indivíduos mais jovens do Neolítico, período em que os primeiros agricultores chegaram à Europa vindos do Oriente Próximo. A ancestralidade genética característica dos grupos neolíticos da Anatólia é de fato detectável nos indivíduos da Andaluzia, sugerindo que esses primeiros agricultores se espalharam por grandes distâncias geográficas. “Os povos neolíticos do sul da Península Ibérica, no entanto, mostram uma proporção maior de linhagens de caçadores-coletores. Portanto, a interação entre os últimos caçadores e os primeiros agricultores pode ter sido muito mais próxima do que em outras regiões”, diz o coautor Jose Ramos-Muñoz, da Universidade de Cádiz.

O papel especial da Península Ibérica durante a Idade do Gelo ainda ressoa milhares de anos depois. “Surpreendentemente, a herança genética dos caçadores-coletores paleolíticos ainda é detectável nos primeiros agricultores do sul da Península Ibérica, indicando mistura local entre dois grupos populacionais com estilos de vida muito diferentes”, conclui Vanessa Villalba-Mouco.

Fonte da história:
Materiais fornecidos pelo Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology

Referência do periódico :
Vanessa Villalba-Mouco, Marieke S. van de Loosdrecht, Adam B. Rohrlach, Helen Fewlass, Sahra Talamo, He Yu, Franziska Aron, Carles Lalueza-Fox, Lidia Cabello, Pedro Cantalejo Duarte, José Ramos-Muñoz, Cosimo Posth, Johannes Krause, Gerd-Christian Weniger, Wolfgang Haak. A 23,000-year-old southern Iberian individual links human groups that lived in Western Europe before and after the Last Glacial MaximumNature Ecology & Evolution, 2023; DOI: 10.1038/s41559-023-01987-0