Ondas mortais: A evolução da peste ao longo de centenas de anos na Dinamarca medieval

Cientistas examinaram centenas de dentes humanos antigos da Dinamarca, buscando abordar questões antigas sobre sua chegada, persistência e disseminação na Escandinávia.

Pela Universidade McMaster com informações de Science Daily.

Restos do local de escavação de Lindegården na Catedral de Ribe (Dinamarca) datados entre os séculos IX e XIX. Crédito: Museu do Sudoeste da Jutlândia

No primeiro estudo longitudinal desse tipo, com foco em uma única região por 800 anos (entre 1000 e 1800 d.C.), os pesquisadores reconstruíram os genomas da Yersinia pestis, a bactéria responsável pela peste, e mostraram que ela foi reintroduzida na população dinamarquesa de outras partes da Europa uma e outra vez, talvez através do movimento humanO, com efeitos devastadores.

As amostras históricas foram retiradas de cerca de 300 indivíduos localizados em 13 sítios arqueológicos diferentes em todo o país.

“Sabemos que os surtos de peste na Europa continuaram em ondas por aproximadamente 500 anos, mas muito pouco sobre sua disseminação pela Dinamarca está documentado em arquivos históricos”, diz Ravneet Sidhu, um dos principais autores do estudo e aluno de pós-graduação do McMaster’s Ancient DNA Center, onde foi realizada a análise.

Os pesquisadores de McMaster, trabalhando com uma equipe de historiadores e bioarqueólogos na Dinamarca e em Manitoba, realizaram um exame aprofundado da relação e das diferenças entre as diferentes cepas de peste que estavam presentes na Dinamarca durante esse período.

O co-autor Ravneet Sidhu examina um dente antigo no McMaster’s Ancient DNA Center. Crédito: Matt Clarke, Universidade McMaster

Eles reconstruíram e sequenciaram os genomas de Y. pestis, usando fragmentos extraídos de dentes antigos, que podem preservar vestígios de infecções transmitidas pelo sangue por séculos. Eles compararam os genomas da peste entre si e com seus parentes modernos.

Os pesquisadores encontraram amostras positivas de peste em 13 indivíduos que viveram e morreram durante um período de três séculos.

Nove dessas amostras forneceram informações genéticas suficientes para tirar conclusões evolutivas sobre a persistência da praga na Dinamarca. Os resultados criam uma imagem de populações urbanas e rurais marteladas por ondas implacáveis ​​de peste.

“A alta frequência de reintrodução de Y. pestis nas comunidades dinamarquesas é consistente com a suposição de que a maioria das mortes no período foi devida a patógenos recém-introduzidos. Essa associação entre introdução de patógenos e mortalidade ilumina aspectos essenciais da evolução demográfica, não apenas na Dinamarca, mas em todo o continente europeu”, diz Jesper L. Boldsen, curador da coleção de esqueletos e paleodemógrafo da ADBOU, Universidade do Sul da Dinamarca.

A análise, relatada hoje (24 de fevereiro) na revista Current Biology , revelou que as sequências dinamarquesas de Y. pestis foram intercaladas com cepas medievais e modernas de outros países europeus, incluindo a região do Báltico e a Rússia, em vez de vir de um único aglomerado doméstico que ressurgiu de reservatórios naturais ao longo dos séculos.

Restos do local de escavação de Lindegården na Catedral de Ribe, datados entre os séculos IX e XIX. Crédito: Museu do Sudoeste da Jutlândia

“As evidências de peste na Dinamarca, tanto históricas quanto arqueológicas, são muito mais escassas do que em algumas outras regiões, como Inglaterra e Itália. Este estudo identificou a peste pela primeira vez na Dinamarca medieval, permitindo-nos conectar a experiência em Dinamarca aos padrões de doenças em outros lugares”, disse Julia Gamble, coautora do estudo e professora assistente de antropologia na Universidade de Manitoba.

Em detalhes impressionantes, os pesquisadores descrevem a primeira aparição conhecida de Y. pestis na Dinamarca, na cidade de Ribe, datada de 1333 durante a Peste Negra, sua aparição em áreas rurais como Tirup – onde não há evidências históricas sobreviventes – e seu desaparecimento por 1649.

A maioria dos lugares atingidos na Dinamarca foram cidades portuárias, mas um dos últimos surtos atingiu uma pequena zona rural no centro do país sem acesso à água, sugerindo a importação por via terrestre.

A peste é uma doença de roedores, mas claramente os resultados sugerem o movimento da peste facilitado por humanos, seja por meio de roedores que viajam com humanos ou por meio de outros vetores neles, como piolhos.

“Os resultados revelam novas conexões entre experiências passadas e presentes de peste e aumentam nossa compreensão da distribuição, padrões e virulência de doenças reemergentes”, diz Hendrik Poinar, autor sênior do artigo e diretor do McMaster Ancient DNA Center, e investigador do Michael G. DeGroote Institute for Infectious Disease Research.

“Podemos usar este estudo e os métodos que empregamos para o estudo de futuras pandemias”, diz ele.

Mais informações:  Hendrik N. Poinar, Emergence, Continuity and Evolution of Yersinia pestis throughout Medieval Denmark, Current Biology (2023). DOI: 10.1016/j.cub.2023.01.064www.cell.com/current-biology/f … 0960-9822(23)00133-1