DNA de ovelha iraniana mumificada com 1.600 anos dá vida à história

Uma equipe de geneticistas e arqueólogos da Irlanda, França, Irã, Alemanha e Áustria sequenciou o DNA de uma múmia de ovelha de 1.600 anos de uma antiga mina de sal iraniana, Chehrābād. Este espécime notável revelou práticas de criação de ovelhas do antigo Oriente Próximo, bem como sublinhando como a mumificação natural pode afetar a degradação do DNA.

Com informações de Archaeology News Network.

A perna de ovelha mumificada da qual o DNA foi obtido.  [Crédito: Deutsches Bergbau-Museum Bochum e Zanjan Cultural Heritage Center, Archaeological Museum of Zanjan]

A mina de sal de Chehrābād é conhecida por preservar material biológico. Na verdade, é nesta mina que os restos mortais dos famosos “Homens de Sal” foram recuperados, ressecados pelo ambiente rico em sal. A nova pesquisa confirma que esse processo natural de mumificação – em que a água é removida de um cadáver, preservando os tecidos moles que de outra forma seriam degradados – conserva os restos do animal.

A equipe de pesquisa, liderada por geneticistas do Trinity College Dublin, explorou isso extraindo DNA de um pequeno corte de pele mumificada de uma perna recuperada na mina.

Embora o DNA antigo geralmente esteja danificado e fragmentado, a equipe descobriu que o DNA da múmia de ovelha estava extremamente bem preservado; com comprimentos de fragmento mais longos e menos danos que normalmente estariam associados a uma idade tão antiga. O grupo atribui isso ao processo de mumificação, com a mina de sal proporcionando condições ideais para preservação de tecidos e do DNA de animais.

A influência da mina de sal também foi percebida nos microrganismos presentes na pele das coxas das ovelhas. Archaea e bactérias amantes do sal dominaram o perfil microbiano – também conhecido como metagenoma – e também podem ter contribuído para a preservação do tecido.

O animal mumificado era geneticamente semelhante às raças bovídeas modernas da região, o que sugere que existe uma continuidade da ancestralidade das ovelhas no Irã desde pelo menos 1.600 anos atrás.

A equipe também explorou a preservação do DNA da ovelha para investigar genes associados a um velo de lã e cauda grossa – duas características econômicas importantes em ovelhas. Algumas ovelhas selvagens – muflão-asiático – são caracterizadas por uma pelagem “felpuda”, muito diferente da pelagem de lã vista em muitas ovelhas domésticas hoje. Ovelhas de cauda grossa também são comuns na Ásia e na África, onde são valorizadas e onde podem ser bem adaptadas a climas áridos.

A equipe construiu uma impressão genética da ovelha e descobriu que a múmia não tinha a variante do gene associada a um casaco de lã, enquanto a análise de fibra usando Microscopia Eletrônica de Varredura encontrou os detalhes microscópicos das fibras de cabelo consistentes com raças de pelo ou pelagem mista. Curiosamente, a múmia carregava variantes genéticas associadas às raças de cauda grossa, sugerindo que a ovelha era semelhante à ovelha de pelo e cauda grossa vista no Irã hoje.

“Restos mumificados são muito raros, então poucas evidências empíricas eram conhecidas sobre a sobrevivência do DNA antigo nesses tecidos antes deste estudo”, disse Conor Rossi, candidato a PhD na Escola de Genética e Microbiologia da Trinity, e principal autor do artigo.

“A impressionante integridade do DNA não se parecia com nada que já havíamos encontrado em ossos e dentes antigos. Essa preservação do DNA, juntamente com o perfil metagenômico único, é uma indicação de quão fundamental é o ambiente para a dinâmica de deterioração do tecido e do DNA.

O Dr. Kevin G. Daly, também da Escola de Genética e Microbiologia da Trinity, supervisionou o estudo. Ele adicionou:

“Usando uma combinação de abordagens genéticas e microscópicas, nossa equipe conseguiu criar uma imagem genética de como as raças de ovelhas no Irã, há 1.600 anos, podem ter se parecido e como podem ter sido usadas.

“Usando abordagens interdisciplinares, podemos aprender sobre o que as culturas antigas valorizavam nos animais, e este estudo nos mostra que o povo do Irã da era sassânida pode ter administrado rebanhos de ovelhas especializados, sugerindo práticas de criação bem desenvolvidas.”

As descobertas acabam de ser publicadas na revista Biology Letters.

Fonte: Trinity College Dublin [13 de julho de 2021]