Pesquisadores encontram primeira evidência de que moscas-das-flores migram para o norte na primavera

Uma equipe da Universidade de Exeter mostrou experimentalmente, pela primeira vez, que as moscas-das-flores migram durante a primavera orientando o norte.

Pela Universidade de Exeter com informações de Phys.

(a–c) Fotografias de moscas voadoras migratórias tiradas nas Ilhas Scilly antes da captura. (a) Syrphus vitripennis, (b) Episyrphus balteatus, (c) Scaeva pyrastri. (d) Uma foto panorâmica de 360° do local de Penryn no dia do lançamento em condições de sol. (e) Uma foto panorâmica de 360° do local de estudo das Ilhas Scilly no dia da liberação sob condições de neblina espessa. (f–i) Histogramas circulares de rolamentos de fuga individuais (pontos pretos) e direções médias de grupo (seta preta) com o comprimento da seta representando r de 0 a 1 na borda externa do círculo. (f) Todos os rumos do hoverfly enquanto estiver ensolarado. (g) Hoverfly rumos sem vento quando ensolarado. (h) Hoverfly se dirige enquanto estiver vento e sol. Pontos amarelos indicam vento sul-sudeste, pontos azuis indicam vento oeste, ponto vermelho indica vento leste. (i) Hoverfly se dirige durante uma espessa neblina marítima quando o sol estava obscurecido, com vento de sudoeste. Crédito: Cartas de Biologia (2022). DOI: 10.1098/rsbl.2022.0318

No final da primavera, no início deste ano, uma migração em grande escala de insetos chegou às Ilhas Scilly e à Cornualha continental. As espécies incluíam muitas borboletas e mariposas migratórias, como a Painted Lady (Vanessa cardui) e o Hummingbird Hawkmoth (Macroglossum stellatarum), mas a maioria das chegadas eram Hoverflies (Syrphidae).

Essas moscas eram de uma variedade de espécies, mas o principal inseto observado no experimento foi o Syrphus de asas vítreas (Syrphus vitripennis). A análise das condições do vento revelou que os insetos provavelmente voaram pelo canal do oeste da França, a uma distância mínima de 200 km.

“Sentado em um campo nas belas Ilhas Scilly, eu mal podia acreditar. Quase todos os Syrphus que lançamos voaram propositalmente para o norte, como se fossem puxados por um ímã”, diz Will Hawkes, Ph.D. estudante do Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter no Penryn Campus em Cornwall.

Para realizar o experimento, os pesquisadores pegaram as moscas-das-flores se alimentando de flores antes de levá-las para campos abertos nas Ilhas Scilly e na Cornualha continental.

Os hoverflies foram então soltos, subindo pelo dedo do pesquisador, gastando alguns segundos para se orientar antes de voar, quase sempre em direção ao norte. Os hoverflies voaram em condições nubladas e ensolaradas, com e sem a presença de vento, e em todas as ocasiões a direção média foi para o norte. Isto fornece a primeira confirmação experimental de um sentido da bússola norte em moscas flutuantes migratórias na primavera .

“Estudar a migração de insetos é crucial se quisermos colher plenamente os benefícios dos papéis ecológicos que os insetos desempenham, desde controladores de pragas e decompositores até polinizadores. Compreender suas rotas e mecanismos de orientação ajudará os conservacionistas a proteger os movimentos em larga escala desses insetos”, observa Dr. Karl Wotton, Professor Sênior da Universidade de Exeter e Pesquisador da Royal Society University.

O artigo foi publicado em Biology Letters .

Mais informações: Will L. Hawkes et al, Migratory hoverflies orientate north during spring migration, Biology Letters (2022). DOI: 10.1098/rsbl.2022.0318