Cerveja lager, contendo álcool ou não, pode ajudar os micróbios intestinais dos homens

Assim como o vinho, a cerveja pode trazer benefícios à saúde quando consumida com moderação.

Pela American Chemical Society com informações de MedicalXpress.

Ilustração de bactérias no intestino humano. Crédito: Darryl Leja, Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, Institutos Nacionais de Saúde

Cervejas sem álcool se tornaram muito populares recentemente, mas essas bebidas também são saudáveis? Em um estudo piloto, pesquisadores do Journal of Agricultural and Food Chemistry da ACS relatam que, em comparação com o microbioma pré-teste, os homens que bebiam uma cerveja alcoólica ou não alcoólica diariamente tinham um conjunto mais diversificado de micróbios intestinais, o que pode reduzir a risco para algumas doenças.

Trilhões de microrganismos revestem o trato gastrointestinal humano, impactando diretamente no bem-estar de seus hospedeiros. Estudos mostraram que quando mais tipos de bactérias estão presentes, as pessoas tendem a ter menor chance de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. E a cerveja contém compostos, como polifenóis, bem como microrganismos de sua fermentação, que podem afetar a variedade de micróbios no intestino humano. Um estudo “cross-over” publicado anteriormente mostrou que, quando homens e mulheres consumiam cerveja lager sem álcool por 30 dias, a diversidade do microbioma intestinal aumentava. Muitas dessas mesmas pessoas também estavam em um segundo grupo que bebeu uma versão alcoólica da cerveja, e não teve o mesmo efeito. Poucos outros ensaios clínicos testaram essa questão, então Ana Faria e colegas queriam ver se encontrariam resultados semelhantes com homens em um tipo diferente de estudo – um desenho de ensaio paralelo e randomizado – com dois grupos separados de participantes.

Neste estudo duplo-cego, 19 homens saudáveis ​​foram divididos aleatoriamente em dois grupos que beberam 11 onças fluidas (325 ml) de cerveja alcoólica ou não alcoólica com o jantar por 4 semanas. Os pesquisadores descobriram que o peso dos participantes, índice de massa corporal e marcadores séricos para a saúde do coração e metabolismo não mudaram durante o estudo. Mas no final do período de 4 semanas, ambos os grupos apresentaram maior diversidade bacteriana em seu microbioma intestinal e níveis mais altos de fosfatase alcalina fecal, indicando uma melhora na saúde intestinal. Os pesquisadores sugerem que esses resultados podem diferir dos do estudo anterior devido aos diferentes desenhos dos ensaios e porque os participantes viviam em comunidades diferentes. Mas com base neste estudo piloto, os pesquisadores dizem que consumir uma garrafa de cerveja, independentemente do teor alcoólico , pode ser benéfico para o microbioma intestinal e a saúde intestinal dos homens. No entanto, eles acrescentam que, como o nível mais seguro de consumo de álcool é nenhum, a cerveja sem álcool pode ser a escolha mais saudável.

Mais informações: Impact of Beer and Nonalcoholic Beer Consumption on the Gut Microbiota: A Randomized, Double-Blind, Controlled Trial, Journal of Agricultural and Food Chemistry (2022). DOI: 10.1021/acs.jafc.2c00587