Para descobrir como estão os insetos, esses cientistas vão até os pássaros

O projeto EntoGEM está encontrando dados negligenciados sobre populações de insetos em estudos de aves.

Por Leslie Nemo publicado por Science

Estudos de pássaros como este picanço de dorso vermelho ( Lanius collurio ) podem conter dados valiosos sobre os insetos que eles comem. HENNY BRANDSMA/FOTOS DE MINDEN / SCIENCE

Durante anos, os entomologistas se preocuparam com o que parece ser um declínio global nas populações de insetos . Mas dados sobre tendências de insetos podem ser difíceis de obter. Os cientistas estudaram relativamente poucas das cerca de 900.000 espécies de insetos vivos que nomearam até agora , e ainda não nomearam milhões.

Agora, os pesquisadores dizem que um dos inimigos mais mortais do mundo dos insetos – os pássaros – pode oferecer uma ajuda muito necessária no rastreamento do número de insetos. Isso porque os estudos de pássaros geralmente contêm informações substanciais sobre os insetos que eles comem.

Esses dados relacionados a pássaros estão praticamente ausentes dos estudos atuais sobre declínios de insetos, diz Chris Elphick, biólogo conservacionista da Universidade de Connecticut (UConn), Storrs, e co-organizador do EntoGEM, um esforço de pesquisa lançado em 2019 que é vasculhando a literatura científica para dados de insetos. A revisão inicial do projeto de estudos de aves, por exemplo, desenterrou cerca de três dúzias que rastrearam populações de insetos por 10 anos ou mais. (Os pesquisadores apresentaram essas descobertas em uma recente reunião da Entomological Society of America e agora estão se preparando para enviar um artigo para um jornal.)

Elphick e Danielle Schwartz, bióloga conservacionista da UConn que também está envolvida no EntoGEM, conversaram recentemente com a Science sobre a busca por mais informações sobre insetos. A entrevista foi editada para maior clareza e brevidade.

P: Por que devemos buscar mais dados sobre populações de insetos?

Chris Elphick : As pessoas falam sobre o declínio global de insetos, mas não sabemos realmente o que está acontecendo globalmente, porque não temos conjuntos de dados da maior parte do mundo. Temos boas evidências de que os insetos estão diminuindo em muitos lugares. Mas também está claro que os insetos não estão diminuindo em todos os lugares e que nem todos os insetos estão diminuindo. Os dados que temos são irregulares e tendenciosos para a Europa Ocidental e partes da América do Norte. Nossa esperança é que mesmo que [novas informações] não mudem a história, isso nos dê mais confiança na história atual porque ela será mais abrangente. Estamos perdendo a biodiversidade em tal velocidade que realmente precisamos encontrar maneiras de usar as informações que já temos e colocá-las em um só lugar para que possamos usá-las de forma mais eficaz.

P: O que fez você pensar em procurar dados de insetos em estudos de aves?

CE:  Isso meio que começou porque na verdade não somos entomologistas! Estudei pássaros durante toda a minha carreira. Eliza [Grames, ecologista da Universidade de Nevada, Reno, que era então Ph.D. estudante estudando pássaros], e outro estudante de pós-graduação — o entomologista Graham Montgomery, agora na Universidade da Califórnia, Los Angeles — começou a pensar em como podemos fazer um trabalho melhor de encontrar e usar dados que já coletamos. Eliza iniciou o EntoGEM e começou a desenvolver ferramentas [software] para tentar pesquisar a literatura de forma mais eficaz. Começamos a encontrar artigos com conjuntos de dados que não foram mencionados em nenhuma das análises sobre declínios de insetos. Muitos desses artigos eram sobre pássaros porque os ornitólogos estavam interessados ​​no que os pássaros comiam.

P: Por que esses dados foram ignorados?

Danielle Schwartz: A primeira coisa é a terminologia. Há muitas terminologias diferentes que vimos que não implicariam necessariamente em insetos logo de cara – [como referências a] “alimentos proteicos”.

CE: Muitas vezes, pode ser tão simples quanto não colocar as palavras-chave corretas no front-end do jornal, para que os mecanismos de busca simplesmente não a encontrem. Como ornitólogo, você pode não usar a palavra “lagarta” no título, resumo ou palavras-chave – e essa é a informação que as pessoas pesquisam. [Além disso,] se você estiver coletando lagartas porque deseja saber quanta comida há para pássaros canoros da floresta, você pode mencionar lagartas, mas não listará todas as espécies. Esses conjuntos de dados não têm o nível de detalhe que um entomologista possa estar interessado. Mas se você está apenas tentando ter uma noção grosseira se as lagartas da floresta estão em declínio, isso ainda pode ser um conjunto de dados útil.

P: O que o EntoGEM fez até agora com papéis de ornitologia?

DS: Fizemos uma busca inicial e chegamos a 35.018 artigos. Antes de ler os resumos, usamos outro programa que Eliza escreveu para [filtrar aqueles] que não seriam relevantes. E então, quando começamos a ver uma tendência – por exemplo, quando comecei a ver muitos artigos sobre caracóis – posso pesquisar por palavra-chave e filtrá-los.

CE: Estamos sempre tentando encontrar maneiras de agilizar [o processo]. Você pode usar [revisões iniciais] para construir um modelo estatístico para prever quais dos artigos restantes serão relevantes. Para cada artigo, temos uma previsão de quão provável é ser relevante.

P: Em quantos artigos você identificou dados até agora?

DS:  Algo em torno de 150. … Encontramos algo como 40 que têm dados que abrangem um período de pelo menos 10 anos. Os estudos estão principalmente agrupados na Europa Ocidental e na América do Norte. Mas estamos começando a encontrar alguns exemplos de partes do mundo [com] menos informações.

P: Qual é um exemplo de dados úteis que você encontrou?

CE:  Um dos primeiros que [Grimes] encontrou é este estudo de patos arlequim na Islândia. Os patos arlequim são esses patos muito bonitos que nidificam nos riachos das montanhas. Há um grupo [de pesquisadores] na Islândia que os estuda desde a década de 1970. Eles mediram o número de quironomídeos – pequenos mosquitos – todos os anos, porque esses patos comem quironomídeos. Eles têm um conjunto de dados de quase 30 anos.

O que eu gosto nesse exemplo do pato é que as pessoas geralmente não pensam em patos comendo insetos. E não é o tipo de lugar onde você pensaria em procurar uma série de longa data sobre populações de insetos. É um exemplo do tipo de informação que está por aí se você for procurá-la.

P: Além da ornitologia, existem outros campos que podem ter negligenciado os dados de insetos?

CE:  Absolutamente. Há provavelmente um número infinito de lugares para procurar. Herpetologistas, mamologistas… Tenho certeza de que existem botânicos que coletam muitos dados sobre insetos porque os insetos comem plantas o tempo todo. As pessoas que fazem trabalho forense coletam dados sobre insetos. Se eles fazem isso de uma forma que poderia contribuir para a compreensão da mudança populacional, eu não sei.