Cientistas descobrem bactérias intestinais que melhoram a memória das abelhas

Uma equipe de pesquisa internacional descobriu um tipo específico de bactéria intestinal nas abelhas que pode melhorar a memória.

Por Queen Mary, Universidade de Londres publicado por Phys.

Photo by Michelle Reeves from Pexels

O estudo, liderado por cientistas da Universidade Jiangnan, na China, em colaboração com pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres e da Universidade de Oulu, Finlândia, mostrou que uma espécie de bactéria intestinal, conhecida como Lactobacillus apis, está ligada à memória aprimorada em abelhas.

Os pesquisadores mostram que os zangões com mais desse tipo de bactéria no intestino têm uma memória melhor do que os indivíduos com menos bactérias. Os zangões que comiam alimentos contendo mais desta espécie de bactéria intestinal também tinham memórias mais duradouras do que os indivíduos com dietas normais.

Para testar a memória e as habilidades de aprendizagem das abelhas, os pesquisadores criaram flores artificiais de cores diferentes; cinco cores foram associadas a uma solução doce de sacarose e as outras cinco a uma solução amarga contendo quinino, um repelente para abelhas. Os pesquisadores então observaram a rapidez com que as abelhas foram capazes de aprender quais cores estavam associadas a uma recompensa de açúcar e se elas foram capazes de reter essa informação em um teste de acompanhamento três dias depois. Ao sequenciar as amostras do intestino das abelhas, eles foram capazes de comparar as diferenças individuais no aprendizado e nas habilidades de memória das abelhas com os níveis de diferentes bactérias encontradas em seus intestinos.

Para confirmar que o número de Lactobacillus apis no intestino era diretamente responsável pelas diferenças observadas na memória, os pesquisadores adicionaram essas bactérias à dieta das abelhas e mediram suas respostas à mesma tarefa.

O estudo, publicado na revista Nature Communications , acrescenta evidências crescentes de que o microbioma intestinal – os trilhões de micróbios que vivem em nossos intestinos – pode afetar o comportamento animal.

As habilidades cognitivas das abelhas variam entre os indivíduos e elas têm uma comunidade relativamente pequena de microrganismos intestinais em comparação com os mamíferos, tornando-as modelos ideais para explorar o papel de bactérias intestinais específicas nas diferenças de cognição entre os indivíduos.

Os pesquisadores sugerem que as variações observadas no microbioma entre as abelhas individuais podem surgir de diferenças ou mudanças no ambiente do ninho, atividades, patógenos, interações sociais e ambiente de polinização.

O Dr. Li Li, principal autor do estudo e pesquisador pós-doutorado na Jiangnan University, disse: “Nossos resultados sugerem não apenas que a variação natural na quantidade de uma bactéria intestinal específica afeta a memória, mas também mostra uma ligação causal – que ao adicionar a mesma espécie de bactéria na dieta de uma abelha pode melhorar suas memórias. “

“Mais pesquisas serão necessárias para determinar se e quais espécies de bactérias podem ter o mesmo efeito em humanos. Mas nosso trabalho lançou uma luz forte sobre essa possibilidade.”

O professor Lars Chittka, da Queen Mary University of London e co-autor do estudo, disse: “Esta é uma descoberta fascinante que pode ser aplicada tanto a humanos quanto a abelhas. Nossas descobertas aumentam as evidências da importância das interações intestino-cérebro em animais e fornecem informações sobre a causa das diferenças cognitivas nas populações naturais de abelhas . “