Fóssil confiscado no Brasil é um réptil voador excepcional

Um fóssil adquirido em uma batida policial acabou se revelando um dos répteis voadores mais bem preservados já encontrados, de acordo com um estudo publicado na revista de acesso aberto PLOS ONE por Victor Beccari, da Universidade de São Paulo, e colegas.

Com informações de Archaeology News Network.

Tupandactylus navigans (representação artística) [Crédito: Victor Beccari]

Tapejarídeos (Tapejaridae – um subgrupo do Cretáceo Inferior de répteis voadores chamados pterossauros) são conhecidos por suas enormes cristas e sua abundância no registro fóssil do Brasil, mas a maioria dos fósseis de tapejarídeos brasileiros preserva apenas restos parciais. Neste estudo, os pesquisadores descrevem um espécime de tapejarídeo excepcional que inclui quase todo o corpo, a maior parte intacto e até mesmo restos de tecido mole ao longo dos ossos, tornando-o o mais completo esqueleto de tapejarídeo já encontrado no Brasil.

Este fóssil pertence a uma espécie chamada Tupandactylus navigans e tem uma história dramática. Está preservado em seis lajes de calcário de corte quadrado que foram confiscadas durante uma operação policial no Porto de Santos, em São Paulo. Já está entre as coleções da Universidade de São Paulo, onde os pesquisadores puderam reunir as placas e examinar todo o fóssil, até mesmo uma tomografia computadorizada para revelar os ossos escondidos dentro da pedra. É a primeira vez que os paleontólogos conseguem estudar mais do que apenas o crânio dessa espécie.

Tupandactylus navigans GP / 2E 9266. Foto do espécime (A); Modelo 3D da amostra (B).
 Abreviaturas: atax, complexo do eixo do atlas; cav, vértebras caudais; cv, vértebras cervicais; d4, dígito quatro; dc, crista dentária; dov, vértebras dorsais; f, fémur; hu, úmero; il, ílio; isc, ísquio; ma, manus; mc, metacarpal; naof, fenestra nasoantorbital; não, notário; p, púbis; pe, pes; pmc, crista pré-maxilar; pt, pteróide; rad, radius; saco, vértebras sacrais; sc, escapulocoracóide; spmp, processo ósseo supra-pré-maxilar; st, esterno; alcatrão, tarsais; tf, tibiofibula; ul, ulna. Barra de escala = 50 mm [Crédito: Victor Beccari]

A descrição sugere que esta espécie tinha um estilo de vida de forrageamento terrestre, devido ao seu pescoço longo e às proporções de seus membros, bem como sua grande crista na cabeça que poderia influenciar negativamente o vôo de longa distância. No entanto, o corpo de prova possui todas as adaptações necessárias para o vôos poderosos, como a presença de um notário (notarium) e uma região de ancoragem muscular desenvolvida nos ossos do braço. Este espécime também tem uma crista invulgarmente grande em seu queixo, parte de sua já impressionante ornamentação de crânio. Precisamente como todos esses fatores contribuíram para o desempenho de vôo e estilo de vida desses animais será objeto de pesquisas futuras, entre as muitas outras questões que podem ser respondidas através do estudo deste fóssil excepcional.

Os autores acrescentam: “Descrevemos o mais completo fóssil de tapejarídeo do Brasil, um esqueleto parcialmente articulado de Tupandactylus navigans com preservação de tecidos moles. Este espécime traz novos insights sobre a anatomia deste animal e suas restrições para o vôo, argumentando a favor da ecologia forrageira terrestre. “