Cientistas de alimentos criam atlas nacional para listeria mortal

Entre os patógenos mais mortíferos transmitidos por alimentos, a Listeria monocytogenes logo pode se tornar mais fácil de rastrear em recalls de alimentos e outras investigações, graças a uma nova ferramenta de mapeamento genômico e geológico criada por cientistas de alimentos da Cornell.

Por Blaine Friedlander, Cornell University publicado por Phys.

Listeria, mostrada aqui no laboratório de Martin Wiedmann, será mais fácil de rastrear em recalls de alimentos, graças a uma nova ferramenta de mapeamento genômico e geológico desenvolvida por um grupo liderado por Jingqiu Liao, Ph.D. ’20. Crédito: Cornell University

O atlas nacional dirá aos cientistas onde a listeria e outras espécies relacionadas residem nos Estados Unidos contíguos, o que poderia ajudá-los a rastrear e localizar fontes de listeria encontradas em ingredientes, instalações de processamento de alimentos e produtos acabados, de acordo com uma pesquisa publicada em 15 de julho na Nature Microbiology .

“Enquanto tentamos descobrir o risco de contrair listeria do solo e de locais diferentes, nosso grupo criou uma forma mais sistemática de avaliar a frequência com que diferentes listerias são encontradas em locais diferentes”, disse o autor sênior Martin Wiedmann, Ph.D. ’97, o Professor da Família Gellert em Segurança Alimentar e Ciência Alimentar na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida. “Nós estudamos a listeria em lugares tão diversos como Nova York, Colorado e Califórnia, mas antes deste atlas, era difícil fazer comparações e avaliar a diversidade da listeria em diferentes locais.”

A Listeria mononcytogenes nos alimentos pode deixar as pessoas extremamente doentes. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que a cada ano 1.600 pessoas nos Estados Unidos contraem listeriose; desses, cerca de 260 morrem.

Sabendo que a listeria ocorre naturalmente no solo, o grupo Cornell pediu a centenas de outros cientistas em todo o país para coletar amostras de solo de lugares geralmente não perturbados no mundo natural, como as áreas fora das trilhas de parques estaduais e nacionais.

A partir dessas amostras, o grupo desenvolveu um atlas nacional de 1.854 listeria isoladas, representando 594 cepas e 12 famílias de bactérias chamadas ‘filogrupos’ (phylogroups).

Autora principal Jingqiu Liao, Ph.D. ’20, que trabalhou no laboratório de Wiedmann como estudante de graduação, agora é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Columbia. Ela complementou a pesquisa adquirindo amostras de solo em suas próprias viagens e descobriu a presença de listeria em uma ampla gama de circunstâncias ambientais. Esta bactéria é controlada principalmente pela umidade do solo, concentrações de salinidade e molibdênio – um mineral encontrado no leite, queijo, grãos, legumes, vegetais folhosos e carnes orgânicas.

“O objetivo deste trabalho era coletar sistematicamente amostras de solo nos Estados Unidos”, disse Liao, “e capturar a verdadeira distribuição espacial em grande escala, diversidade genômica e estrutura populacional de espécies de Listeria no ambiente natural.

“Com o sequenciamento do genoma completo e análises abrangentes da genômica da população”, disse Liao, “fornecemos respostas para os fatores ecológicos e evolutivos da flexibilidade do genoma bacteriano – uma importante questão em aberto no campo da microbiologia.”

Liao explicou que este trabalho pode servir de referência para futuros estudos de genômica populacional e provavelmente beneficiará a indústria de alimentos ao localizar contaminações por listeria que podem ter origem natural.

Se a listeria for encontrada em uma instalação de processamento no oeste dos EUA, por exemplo, e essa instalação tiver usado ingredientes de um estado distante, disse Wiedmann, “conhecendo as informações genômicas de isolados de listeria e suas possíveis localizações nos EUA, podemos restringir melhor as origens de uma região específica. Você pode usar essas informações quase como um rastreamento. Nem sempre é uma prova, mas leva você a evidências. “