Astrônomo que descobriu a maior lua de Saturno provavelmente era míope

Um novo estudo revelou que o famoso astrônomo holandês Christiaan Huygens provavelmente era míope, o que explica por que seus telescópios não eram tão bons quanto os de seus rivais.

Com informações de Live Science.

Uma coleção de lentes feitas por Christiaan Huygens com o retrato do astrônomo ao fundo. (Crédito da imagem: Rijksmuseum Boerhaave, Leiden)

O renomado astrônomo holandês Christiaan Huygens provavelmente era míope, descobriu um novo estudo sobre os telescópios que ele construiu há mais de 300 anos. Os resultados até sugerem quais óculos o astrônomo poderia ter se beneficiado ao usar, tornando esta potencialmente a primeira prescrição póstuma de óculos do mundo.

Huygens (1629 a 1695) foi um polímata que fez contribuições significativas para os campos da matemática, física, engenharia e astronomia. Ele é mais conhecido por inventar o relógio de pêndulo, propondo que a luz é feita de ondas, ajudando a desvendar os segredos dos anéis de Saturno e descobrindo Titã, a maior lua de Saturno. Sonda Huygens da Agência Espacial Européia, que pousou em Titã em 14 de janeiro de 2005, foi nomeada em sua homenagem.

Huygens construiu seus próprios telescópios, ao lado de seu irmão Constantijn, que ele usou para fazer suas descobertas astronômicas. No entanto, apesar do sucesso de Huygens no campo, a análise posterior de seus telescópios revelou que seus instrumentos não produzem imagens com uma resolução tão clara quanto as feitas por seus contemporâneos, embora as lentes que ele fez fossem da mais alta qualidade.

Em um novo estudo publicado em 1º de março na revista Notes and Records: the Royal Society Journal of the History of ScienceAlex Pietrow, um pesquisador do Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam, na Alemanha, examinou mais de perto como as lentes usadas nos telescópios de Huygens combinavam com as oculares dos instrumentos e determinou que o astrônomo provavelmente era míope.

“Como Huygens não precisava de óculos na vida diária, ele provavelmente não pensou nisso ao fazer telescópios”, disse Pietrow em um comunicado. “Então ele inconscientemente incluiu esse defeito ocular em seus projetos.” Isso pode ter impedido Huygens de criar telescópios ainda mais poderosos do que os que ele construiu, acrescentou Pietrow.

Um retrato de Huygens por Bernard Vaillant, com óculos sobrepostos ao astrônomo holandês. (Crédito da imagem: Alex Pietrow)

A miopia é uma condição de visão comum em que objetos próximos parecem claros, enquanto objetos distantes parecem embaçados. A condição é frequentemente causada por um alongamento do globo ocular. Em pessoas sem problemas oculares, quando os raios de luz se curvam ou refratam no olho, a luz se concentra na retina na parte posterior do globo ocular, que envia sinais ao cérebro que são interpretados em uma imagem. Mas em pessoas com miopia, o formato dos globos oculares faz com que os raios de luz se concentrem ligeiramente na frente da retina, o que torna a imagem resultante um pouco embaçada, de acordo com a Mayo Clinic.

Huygens construiu seus telescópios por meio de um processo de tentativa e erro, combinando várias combinações de lentes e oculares. Depois de aperfeiçoar esse processo, Huygens criou uma tabela matemática que listava pares ideais de lentes e oculares, que ele usou para fazer todos os seus telescópios subsequentes.

Pietrow acredita que Huygens inadvertidamente compensou sua miopia para que as imagens produzidas por seus telescópios parecessem claras para ele. Com base na tabela matemática escrita por Huygens, Pietrow acredita que a visão de Huygens poderia ter sido corrigida por óculos com -1,5 dioptrias, sugerindo que a miopia do astrônomo não era tão grave. Como resultado, Huygens não precisava de óculos em sua vida cotidiana e provavelmente desconhecia totalmente sua condição.

No mundo de hoje, a miopia é mais comumente diagnosticada quando as pessoas lutam para ler sinais de trânsito distantes enquanto dirigem, o que não era um problema quando Huygens estava construindo seus telescópios, de acordo com o comunicado.

Ser capaz de determinar exatamente o quão míope era Huygens significa que “esta é provavelmente a primeira prescrição póstuma de óculos de todos os tempos”, disse Pietrow. O fato de ter sido feito para alguém que viveu há quase 330 anos é ainda mais especial, acrescentou.