Pesquisadores recuperam presa de mamute em expedição submarina na costa da Califórnia

As profundezas escuras do oceano guardam muitos segredos. Durante uma expedição a bordo do R / V Western Flyer em 2019, o piloto de ROV Randy Prickett e o cientista Steven Haddock fizeram uma observação peculiar.

Com informações de Archaeology News Network.

Randy Prickett (à esquerda) pilota o veículo operado remotamente (ROV) do MBARI, Doc Ricketts, enquanto o cientista sênior Steven Haddock (à direita) documenta a presa de mamute antes de iniciar a operação de recuperação [Crédito: Darrin Schultz © 2021 MBARI]

Ao explorar um monte submarino localizado a 300 quilômetros (185 milhas) da costa da Califórnia e 3.070 metros (10.000 pés) de profundidade, a equipe do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) avistou o que parecia ser a presa de um elefante.

Capaz de coletar apenas um pequeno pedaço na época, os cientistas retornaram em julho de 2021 para recuperar o espécime completo. Agora, Haddock e pesquisadores da UC Santa Cruz e do Museu de Paleontologia da Universidade de Michigan estão examinando a presa.

Os pesquisadores confirmaram que a presa – com cerca de um metro (pouco mais de três pés) de comprimento – é de um mamute colombiano (Mammuthus columbi). O ambiente frio e de alta pressão do fundo do mar preservou a presa de maneira única, dando aos pesquisadores a oportunidade de estudá-la em maiores detalhes. A tomografia computadorizada (TC) revelará toda a estrutura tridimensional interna da presa e mais informações sobre a história do animal, como sua idade.

A equipe acredita que pode ser a presa de mamute bem preservada mais antiga recuperada nesta região da América do Norte. A datação da presa está sendo feita pelo Laboratório de Geocronologia da UCSC, liderado por Terrence Blackburn, professor associado de ciências terrestres e planetárias.

Pesquisadores do Laboratório de Paleogenômica da UCSC liderados por Beth Shapiro, professora de ecologia e biologia evolutiva, planejam sequenciar o DNA antigo embutido na amostra, o que pode fornecer informações valiosas sobre como os mamutes colonizaram a América do Norte. Katherine Moon, uma pesquisadora de pós-doutorado no laboratório de Shapiro, acompanhou Haddock no cruzeiro de julho para recuperar o espécime completo.

A presa de mamute [Crédito: Darrin Schultz / MBARI]

“Você começa a ‘esperar o inesperado’ ao explorar o fundo do mar, mas ainda estou surpreso que encontramos a presa de um mamute ancestral”, disse Haddock. “Somos gratos por ter uma equipe multidisciplinar analisando este notável espécime, incluindo um geocronólogo, oceanógrafos e paleogenomicistas da UCSC e paleontólogos da Universidade de Michigan. Nosso trabalho examinando esta descoberta emocionante está apenas começando e estamos ansiosos para compartilhar mais informações no futuro. ”

Shapiro e Moon irão recuperar o DNA antigo preservado dentro da matriz da presa, que eles irão comparar com o DNA que já foi recuperado de outros mamutes. “Espécimes como este apresentam uma rara oportunidade de pintar um quadro tanto de um animal que costumava estar vivo quanto do ambiente em que vivia”, disse Shapiro. “Os restos mortais de mamutes da América do Norte continental são particularmente raros e, portanto, esperamos que o DNA dessa presa vá longe para refinar o que sabemos sobre mamutes nesta parte do mundo.”

“O ambiente de preservação em alto mar deste espécime é diferente de quase tudo que vimos em outros lugares”, acrescentou o paleontólogo da Universidade de Michigan Daniel Fisher, que se especializou no estudo de mamutes e mastodontes. “Outros mamutes foram resgatados dos oceanos, mas geralmente não de profundidades de mais de algumas dezenas de metros.”

Fisher e seus colegas da UM usarão seu conhecimento da estrutura e composição das presas de mamute para analisar tomografias computadorizadas do espécime. Os outros membros da equipe do Museu de Paleontologia são Adam N. Rountrey, Michael D. Cherney, Ethan A. Shirley e Scott G. Beld.

O oceano representa 99 por cento do espaço onde a vida pode existir neste planeta e ainda sabemos muito pouco sobre ele. À medida que o interesse em explorar o fundo do mar por mineração de metais valiosos cresceu – com o potencial de colocar muitos animais marinhos em perigo – esta descoberta surpreendente, escondida no fundo do mar por eras, serve como um frágil lembrete dos muitos mistérios restantes dignos de nossa proteção.