Cientistas alertam sobre os prejuízos da perda de sistemas de conhecimento indígenas e locais

Cinco acadêmicos da Simon Fraser University estão entre os cientistas internacionais, alertando sobre as “consequências sociais e ecológicas generalizadas” da destruição e supressão dos sistemas de conhecimento dos povos indígenas e comunidades locais.

Com informações de Archaeology News Network.

Em toda a grande maioria do nosso planeta, os usos históricos e atuais da terra dos Povos Indígenas e comunidades locais, juntamente com suas práticas e sistemas de conhecimento entrelaçados, são essenciais para sustentar a biodiversidade do nosso planeta [Crédito: Joan de la Malla]

O artigo, publicado em 07/07/21 no Journal of Ethnobiology, baseia-se no conhecimento de 30 co-autores internacionais indígenas e não indígenas e destaca 15 ações estratégicas para apoiar os esforços dos povos indígenas e comunidades locais na sustentação de seus sistemas de conhecimento e laços com terras.

A co-líder do estudo, a professora de arqueologia da SFU Dana Lepofsky, afirma: “Trabalhamos muito para encontrar um equilíbrio entre discutir as ameaças ao conhecimento indígena e local e destacar como os povos indígenas e as comunidades locais estão agindo para contornar essas ameaças. Em todo o mundo , Povos Indígenas e comunidades locais estão celebrando, protegendo e revitalizando seus sistemas de conhecimento e práticas.

“Como cientistas, legisladores e cidadãos globais, precisamos apoiar esses esforços em nossas atividades profissionais, nas políticas de nossas agências governamentais e em nossas escolhas pessoais.”

Os autores resumem como os sistemas de conhecimento e práticas dos povos indígenas e comunidades locais desempenham papéis fundamentais na salvaguarda da diversidade biológica e cultural do nosso planeta. Eles também documentam como esse conhecimento está se perdendo em taxas alarmantes, com dramáticas consequências sociais e ecológicas.

“Embora os sistemas de conhecimento indígenas e locais sejam inerentemente adaptativos e notavelmente resilientes, suas bases foram e continuam a ser comprometidas por assentamentos coloniais, expropriação de terras e extração de recursos”, diz o co-líder do estudo Álvaro Fernández-Llamazares, pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Helsinque, Finlândia. “Os impactos ecológicos e sociais dessas pressões são profundos e generalizados.”

O artigo faz parte da série “Alerta dos Cientistas à Humanidade”, que destaca as ameaças à humanidade causadas pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e outras mudanças globais.

Fonte: Simon Fraser University [07 de julho de 2021]