Bactérias comedoras de óleo podem ajudar a combater derramamentos

Uma equipe de cientistas descobriu águas repletas de bactérias comedoras de óleo que podem ajudar a lidar com futuros derramamentos de óleo.

Por Sarah McDaid, Heriot-Watt University, publicado no Phys.

Photo by CDC on Unsplash

Uma equipe de cientistas da Universidade Heriot-Watt criou um observatório subaquático no Canal das Ilhas Faroé-Shetland – e descobriu que suas águas estão repletas de bactérias comedoras de óleo que podem ajudar a lidar com futuros derramamentos de óleo.

É o primeiro observatório desse tipo no Atlântico Nordeste, uma área com alto nível de atividade de petróleo e gás e navegação.

Ainda não se sabe se a abundância de bactérias degradadoras de óleo é evidência de derramamento crônico, mas indica que elas estão preparadas e prontas para lidar com explosões ou poluição da atividade industrial próxima, disse o Dr. Tony Gutierrez da Heriot-Watt University.

“Bactérias degradadoras de óleo desempenham um papel vital na limpeza de derramamentos de óleo – descobrimos que elas são fortemente enriquecidas durante o derramamento da Deepwater Horizon, por exemplo. Esses tipos de micróbios prosperam no óleo como fonte de alimento.”

Gutierrez e sua equipe monitoraram a água do canal das Ilhas Faroé-Shetland por dois anos, em diferentes profundidades e locais, para estabelecer uma linha de base para os micróbios quando não houver derramamento.

“No geral, detectamos uma abundância maior do que o normal dessas bactérias. Elas compreendiam cerca de 15-20% da comunidade total de micróbios, quando muitas vezes você os encontra com abundância de menos de 1%.

“Não temos certeza do porquê disso – pode ser devido à infiltração natural de óleo do fundo do mar ou à liberação de águas da produção de plataformas de petróleo.

“Estabelecer uma linha de base nessas águas é fundamental para que possamos monitorar o impacto de derramamentos futuros e o sucesso de quaisquer esforços de limpeza, bem como outras questões, como acidificação e aquecimento dos oceanos.”

A equipe está planejando estender seu monitoramento no canal Faroe-Shetland e espera entender melhor por que esses tipos de bactérias estão em abundância tão atípica.

Eles também têm outros locais em mente para observatórios semelhantes.

“Criar observatórios microbianos em outras regiões oceânicas com risco potencial de poluição e efeitos das mudanças climáticas, como o Ártico, é um de nossos objetivos”, disse Gutierrez.

A pesquisa foi financiada pela Royal Society, a Society for Applied Microbiology e a Marine Alliance for Science and Technology for Scotland (MASTS).

A pesquisa foi publicada no mBio , periódico da American Society for Microbiology.

Mais informações: Angelina G. Angelova et al. Padrões comunitários de bacterioplâncton inter e intra-anual em uma região subártica de águas profundas: Persistente alta abundância de degradadores de óleo putativos, mBio (2021). DOI: 10.1128 / mBio.03701-20