Nova espécie de serpente é nomeada em homenagem a Salazar Slytherin de Harry Potter

Uma serpente recém-descoberta que reside nas florestas do nordeste da Índia recebeu, talvez, o nome mais apropriado de toda a ficção. A linda cobra verde agora é conhecida como Trimeresurus salazar – ou a víbora de salazar .

Informações do Science Alert.

Víbora de Salazar - Trimeresurus salazar
Trimeresurus salazar – ou a víbora de salazar. (Mirza et al., ZSE, 2020)

O personagem de mesmo nome é, obviamente, o astuto fundador de uma das quatro casas de Hogwarts da série Harry Potter, o mago de  ParselmouthSalazar Slytherin,  que podia conversar com cobras.

“O epíteto específico é um substantivo em oposição ao ficcional ‘Escola de Magia de Hogwarts’ de JK Rowling e o co-fundador da ‘Wizardry’, Salazar Slytherin”, escreveram pesquisadores liderados pelo Centro Nacional de Ciências Biológicas de Bangalore, na Índiaem um novo artigo .

A víbora de salazar é a segunda víbora recém-descoberta de uma pesquisa nas florestas de Arunachal Pradesh, um hotspot de biodiversidade no pé do leste do Himalaia e um que está ameaçado pela atividade humana.

O motivo da descoberta não é apenas que a biodiversidade da região tenha sido pouco documentada; as víboras podem se parecer muito, o que significa que a diversidade de espécies pode ser negligenciada.

No caso da víbora de salazar, a nova espécie é uma das cerca de 50 em seu gênero de cobras venenosas, nomeadas para os buracos na cabeça com sensor de calor que eles usam para navegar e caçar. Muitos destes são tons semelhantes de verde vívido, com características físicas semelhantes.

Um close da cabeça de um macho . Mirza et al., ZSE, 2020

T. salazar , escreveram os pesquisadores, é mais parecido com  T. septentrionalis, T. insularis T. albolabris. Mas quando você olha atentamente, existem algumas diferenças importantes, incluindo o número de dentes e a forma dos hemipênios. A víbora masculina do Salazar também tem uma faixa laranja vívida na cabeça.

Quando a equipe coletou e analisou o DNA genômico das cobras, isso confirmou sua avaliação: a víbora de Salazar é realmente uma espécie distinta.

Não é a única espécie que se inspira nos livros de JK Rowling. Uma vespa descrita em 2014 recebeu o nome de Ampulex dementador, em homenagem aos assustadores executores de Azkaban, a prisão dos mago que comia almas; e uma aranha descrita em 2016 foi chamada Eriovixia gryffindori, porque parece um chapéu de mago.

Esses nomes não são apenas para diversão (embora sejam bastante divertidos). Um nome cativante pode gerar atenção positiva, que os pesquisadores acreditam que o hotspot de Arunachal Pradesh precisa muito.

“Futuras pesquisas dedicadas, realizadas no nordeste da Índia, ajudarão a documentar a biodiversidade, ameaçada por inúmeras atividades de desenvolvimento que incluem projetos de ampliação de estradas, agricultura e hidrelétricas”, escreveram em seu artigo.

A pesquisa foi publicada em Zoosystematics and Evolution .

Trimeresurus salazar – ou a víbora de salazar. (Mirza et al., ZSE, 2020)