Pesquisa revela o papel da expressão genética na depressão e na imunidade

Um estudo oferece novos insights sobre os mecanismos biológicos por trás do transtorno depressivo maior (TDM) e, especialmente, sobre o papel do sistema imunológico.

Pelo King’s College London com informações de MedicalXpress.

O estudo analisou especificamente ” expressão genética “, o processo pelo qual as instruções que são mantidas em nossos genes são expressas, influenciando funções corporais. O trabalho foi publicado no periódico Molecular Psychiatry.

Aproximadamente 1 em cada 3 pessoas com depressão tem altos níveis de inflamação, uma ativação do sistema imunológico , a defesa do nosso corpo contra estímulos potencialmente prejudiciais, como infecções. Durante o estresse, a inflamação é ativada para combater ameaças de forma eficaz, e é provável que seja a razão pela qual o sistema imunológico é ativado na depressão, que é uma condição de estresse crônico.

Indivíduos com depressão e inflamação apresentam um risco maior de não responder aos antidepressivos padrão, e podem se beneficiar de tratamentos adicionais direcionados ao sistema imunológico, como anti-inflamatórios. Assim, entender os mecanismos biológicos que sustentam essa inflamação aumentada também pode lançar luz sobre maneiras de ajudar pessoas com depressão, especialmente aquelas que não respondem aos antidepressivos padrão.

“Na depressão, como em quase todas as condições médicas, um tamanho não serve para todos. Entender a diversidade de pessoas com depressão significa também reconhecer os diferentes padrões biológicos em ação. À medida que o campo da medicina de precisão avança, a psiquiatria deve acompanhar o ritmo”, diz o Dr. Luca Sforzini, IoPPN do King.

Pesquisadores usaram uma tecnologia chamada “sequenciamento de mRNA” para medir a atividade de todos os genes expressos no sangue. O estudo descobriu que indivíduos com depressão que tinham níveis aumentados de inflamação mostraram atividade aumentada de genes ligados ao sistema imunológico e à atividade metabólica.

O estudo descobriu que, mesmo com inflamação moderadamente aumentada, há uma ativação significativa de genes relacionados ao sistema imunológico. Pessoas com depressão e níveis muito altos de inflamação aumentada têm ativação adicional de genes envolvidos em processos metabólicos , ou seja, relacionados a como produzimos, consumimos e armazenamos energia, relevantes, por exemplo, para funções de gordura e açúcar no corpo.

“Com a expressão genética, podemos capturar algo diferente do que é clinicamente observável, algo ‘intermediário’ entre o que está codificado em nossos genes e o que é finalmente manifestado. Essa pesquisa pode, portanto, ajudar a entender completamente a biologia da depressão”, diz a Professora Annamaria Cattaneo.

No estudo, os pesquisadores também identificaram um perfil específico de expressão genética em indivíduos que responderam efetivamente a um antidepressivo, com alterações em mecanismos biológicos relevantes não apenas para a inibição da função imunológica, mas também para a proteção do cérebro, sugerindo que esses processos biológicos podem desempenhar um papel na recuperação dessas pessoas da depressão e na maneira como os antidepressivos funcionam.

No geral, o presente estudo demonstra a importância da expressão genética na compreensão da biologia da depressão e das ações antidepressivas. Nossos genes e seus padrões biológicos associados podem explicar as diferenças entre diferentes tipos de depressão, como aqueles que respondem ou não aos antidepressivos padrão, ou aqueles que desenvolvem ou não comorbidades médicas como diabetes e problemas cardiovasculares.

“Nossa pesquisa destaca a necessidade de entender a base biológica dos diferentes tipos de depressão , abandonando a abordagem tradicional e adotando abordagens mais direcionadas e personalizadas”, afirma o professor Carmine Pariante.

Mais informações: Luca Sforzini et al, Transcriptomic profiles in major depressive disorder: the role of immunometabolic and cell-cycle-related pathways in depression with different levels of inflammation, Molecular Psychiatry (2024). DOI: 10.1038/s41380-024-02736-w